Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Programação especial dos 25 anos do MAC dura o mês inteiro

COMPARTILHE

Exposições, apresentação musical, ballet, rodas de conversa; entrada será gratuita durante todo o mês de setembro
MAC foi inaugurado em 1996. Foto- Prefeitura de Niterói
Museu de Arte Contemporânea (MAC) / Foto: Divulgação

Em comemoração ao aniversário de 25 anos, o MAC preparou uma programação completa de atividades que transita pelos mais diversos campos da arte. A entrada será gratuita durante todo o mês de setembro e os visitantes ainda podem ganhar um dos livros da coleção do MAC no final da visita. A ocupação das artes visuais ganha seu protagonismo em todos os espaços do museu. No total, serão cinco exposições distribuídas pelo salão interno, rampa, pátio, e também de modo virtual. As atividades abrem ao público a partir desta quarta-feira, 8 de setembro.

Em entrevista ao A Seguir: Niterói, o diretor do MAC, Victor de Wolf, diz que as atividades dos 25 anos do MAC dão início ao projeto de atrair mais visitantes para o interior do museu, que hoje tem três vezes mais visitantes em sua área externa.

Um dos projetos de Wolf é estimular os recursos da galeria do MAC em seu ambiente interno e colocar na agenda cultural do museu mais exposições e atividades com esse foco. A ideia é que o MAC se aproxime cada vez mais de um espaço de debate sobre a arte digital, o universo dos games e a tecnologia. Outro projeto é incluir no rol de atrações mais atividades artísticas, como teatro, dança e música, promovendo um maior intercâmbio entre as diversas manifestações artísticas.

Confira abaixo a programação:

8 de setembro

90|25

O conjunto das exposições do salão principal, varanda e mezanino forma o 90|25. No salão principal estarão expostas obras de Oscar Metsavaht relacionadas aos 90 anos do Cristo Redentor. A exposição se chama “ícones e arquétipos” (om.art/arterio); Na varanda, o diálogo entre obras da coleção Sattamini do MAC e obras de Oscar Metsavath, intitulada “a simbologia da paisagem”; No mezanino, a mostra recebeu o nome de “A materialização do invisível”, com obras da coleção Sattamini (ambas com patrocínio da Neltur e realização MAC e Campus Avançado). A curadoria é de Marcus Lontra.

Transeuntis Mundi

Inédita no Brasil, a exposição “Web Derive 01”, do projeto “Transeuntis Mundi”, da artista transmídia, pesquisadora e musicista brasileira, Cândida Borges, e do artista colombiano e escritor, Gabriel Mario Vélez, fará parte das comemorações dos 25 anos do MAC. A obra, que já esteve em sete países, poderá ser visitada em Niterói, primeira cidade brasileira a recebê-la, em duas versões: presencial, entre os dias 7 e 12 de setembro, e online, pelo site do MAC, até 30 de setembro. A exposição virtual mostrará, por meio de imagens e sons, as interações culturais, fruto da migração mundial.

Samba Exaltação

O MAC apresenta “Samba Exaltação”, segunda exposição individual do artista Felippe Moraes na instituição. A partir do dia 8 de setembro, o público poderá conferir um panorama dos trabalhos em néon produzidos desde 2019, todos inéditos no Rio de Janeiro. Com citações de compositores como Caetano Veloso, Paulinho da Viola e Nelson Sargento, eles tecem comentários filosóficos sobre o carnaval ausente, a pandemia e o atual contexto histórico e social do Brasil. A mostra terá conteúdo presencial e online, que pode ser acessado por QR codes espalhados pelo espaço e texto assinado pelo curador e pesquisador Alexandre Sá.

MAC Origens

Uma instituição é feita da sua história e a do MAC Niterói começa antes mesmo da sua construção, na década de 1990. Neste espaço, será contado um pouco desse passado, em um pequeno recorte da trajetória. Através de imagens da construção, documentos, publicações, entre outros, é traçado um panorama das origens deste museu tão icônico e importante para Niterói.

Atividades Culturais

11 e 12 de setembro – Cia de Ballet da Cidade de Niterói

IMpReSsõeS é inspirada na estética da arquitetura modernista, época que se deu a ascensão arquitetônica brasileira. Oscar Niemeyer, uma das principais referências desse movimento, valoriza a beleza, as formas simples, a natureza e as pessoas, e é nessa premissa que nos inspiramos para fortalecer a ideia que os espaços só criam vida quando são habitados por gente. A apresentação acontecerá de forma itinerante. O espaço ambientado por uma trilha sonora será preenchido por esses corpos dançantes, criando formas, desenhos coreográficos e com os olhos marcados por uma pintura para exaltar a presença humana.

20 de setembro – Basta Ter Princípios: Projeto MAC Audiovisual

Um coletivo de arte urbana que promove, principalmente, batalhas de rodas de rima, que tiveram que ser adaptadas para o mundo digital por conta da pandemia. O evento, que inclui percussão, grafite, DJs, bgirls, bboys e batalhas de rima, será gravado no pátio do MAC, no dia 20 de setembro e, posteriormente, disponibilizado online. Durante a gravação o pátio do museu será fechado para evitar aglomerações.

23 de setembro – Seminário de Arte e Cultura LGBTI

Neste dia, serão realizadas rodas de conversa entre público e convidados sobre temas relacionados à arte e cultura LGBTI, incluindo a crise gerada pela pandemia, possíveis soluções e, também, sobre a parada LGBTI, que não aconteceu ano passado e nem este ano. A forma de participação será divulgada, em breve, nas redes sociais do museu.

Outras atividades

Durante o mês de setembro haverá, ainda, outras manifestações artísticas na programação, como a Cia de Ballet (nos dias 11 e 12), levando a dança contemporânea da cidade para o interior do museu, em uma apresentação inédita criada exclusivamente para os 25 anos do MAC.

No dia 23, será realizado o Seminário de Arte e Cultura LGBTQI, a atividade de arte e cultura urbana “Basta ter princípios”, com transmissão nas redes virtuais. Assim, será iniciado o processo de expansão do museu para além do Mirante da Boa Viagem e das artes visuais.

Também será inaugurado um programa de mediação geopoética guiada, reconhecendo a integração do museu com o meio ambiente, a paisagem e os povos originários, despertando sensibilidades e afetos através da arte e da memória.

COMPARTILHE