Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Niterói cancela show de Johnny Hooker no festival ID: Rio por pressão de grupos evangélicos

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Cantor foi substituído por Duda Beat, que se apresenta no sábado (9). As outras atrações são Fernanda Abreu (sexta) e Tony Garrido (domingo)
johnny hooker
Johnny Hooker foi “cancelado” por conta de uma fala de protesto feita 2018. Foto: reprodução rede social

Mudança de última hora na programação de shows do Festival ID:Rio, em Niterói: sai Johnny Hooker, que se apresentaria no sábado (9), e entra Duda Beat.

Duda Beat se apresenta no sábado (9) como parte da programação do festival ID:Rio. Foto: reprodução

A decisão foi da Prefeitura de Niterói, que não deu nenhuma explicação sobre a decisão. Nos bastidores, no entanto, foram recorrentes as pressões de grupos religiosos, principalmente evangélicos, repetindo uma ação idêntica da prefeitura de Boa Vista, capital de Roraima, que aconteceu ano passado.

Leia mais: PL do Gabarito é aprovado em primeira discussão na Câmara Municipal de Niterói

Lá, o show de Hooker foi barrado após um vídeo antigo do artista ser alvo de críticas de políticos de direita e evangélicos locais. No vídeo de 2018, o cantor disse que Jesus era travesti, no contexto de uma fala de protesto. À época, o artista se posicionara contra o cancelamento de uma peça teatral sobre Jesus em que a atriz principal era uma mulher trans.

Dentre os artistas convocados pelo próprio Hooker para se posicionarem contra o cancelamento do seu show, em 2023, estava Duda Beat.

O Festival ID:Rio tem como patrocinadores Enel, prefeitura de Niterói e secretaria de estado de Cultura e Indústria Criativa. A programação do festival, incluindo os shows, acontecerá no Museu de Arte Contemporânea (MAC). As atrações seguem com Fernanda Abreu na sexta-feira (8) e Tony Garrido no domingo (10), sempre no encerramento das atividades do dia, às 19h. Os shows são gratuitos, mas é preciso retirar ingressos pela plataforma Sympla.

O evento começa em Niterói, na sexta-feira, Dia Internacional da Mulher, com a estreia nas passarelas da marca “Lécia by Letícia Spiller”, que conta com apoio do Istituto Europeo di Design (IED RJ).

No sábado acontece o “Enel Summit” que promove uma série de palestras abordando o protagonismo feminino no empreendedorismo de moda. No fim da tarde, no espaço aberto da Praça do MAC, será realizado um desfile com  marcas do segmento de beachwear do polo de Cabo Frio.

Outro desfile será realizado no domingo, dessa vez, com o grupo “Mulheres do Brasil by Mulheres do Sul Global”.

O evento ainda segue com programação de desfiles e debates, na segunda-feira (11), na Biblioteca Parque Estadual, no Rio de Janeiro.

 

COMPARTILHE