Programa Moeda Arariboia é ampliado e beneficiará 54 mil famílias
Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com
Atualizado 3 de janeiro de 2025
COMPARTILHE
Benefício abrange mães que têm filhos com alguma deficiência, além de pessoas com deficiência e idosos de baixa renda
Nesta quinta-feira (2), Rodrigo deu início ao projeto de inclusão de famílias do bairro do Fonseca. Foto: Divulgação/ Lucas Benevides
Uma das ações e promessas de Rodrigo Neves do plano de 100 dias é a ampliação do programa de transferência de renda da Moeda Arariboia.
Nesta quinta-feira (2), o prefeito de Niterói deu início ao projeto de inclusão de famílias do bairro do Fonseca que fazem parte do grupo de 9.500 famílias de mães atípicas e idosos de baixa renda que serão beneficiadas com o auxílio.
Os cartões começarão a ser entregues na próxima segunda-feira (6). O primeiro pagamento será depositado no sábado, dia 11 de janeiro.
Programa traz mudanças e fica mais inclusivo
O benefício da Moeda Social Arariboia foi ampliado com uma alteração da legislação que instituiu o programa e incluiu mães que têm filhos com alguma deficiência, síndromes raras ou outra condição que afete o desenvolvimento, além de pessoas com deficiência e idosos de baixa renda.
Em seu discurso de posse, o prefeito Rodrigo Neves já havia destacado que a ampliação da Moeda Arariboia é uma medida para garantir dignidade às pessoas mais vulneráveis.
Na ação desta quinta-feira (2), Rodrigo relembrou que quando assumiu a Prefeitura de Niterói, pela primeira vez, o Hospital Getulinho estava fechado e seu primeiro ato foi reabri-lo. Hoje, o hospital já atende mais de um milhão de crianças.
— Realizamos muito em Niterói: obras importantes no Bonfim, investimentos em contenção de encostas e a construção de creches em bairros como Vila Ipiranga e Caramujo. Criamos o Renda Básica, que hoje é a Moeda Arariboia, e ampliamos o programa para incluir mães de famílias atípicas, pessoas com deficiência e idosos carentes, garantindo dignidade às famílias mais vulneráveis. Juntos, seguimos construindo uma Niterói mais justa e humana — pontuou Rodrigo Neves, que estava acompanhado da vice-prefeita, Isabel Swan.
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária é a responsável pela gestão do Programa Moeda Arariboia. O secretário Elton Teixeira reforçou a importância da ampliação para mais 9.500 famílias.
— Agora serão 54 mil famílias beneficiadas. É o maior programa de transferência de renda do Brasil e um dos maiores do mundo. Hoje, o prefeito Rodrigo Neves e a nossa vice-prefeita Isabel Swan cumprem uma das suas principais promessas de campanha, que é ampliar as políticas públicas e fazer com que o recurso público chegue às famílias que mais precisam.