Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Programa Bandeira Azul premia Praia do Sossego, em Niterói

Por Fabiana Batista

COMPARTILHE

Com certificado, programa busca proteger ambientes marinhos e costeiros
Praia do Sossego | Foto: Divulgação
A Praia do Sossego, paraíso na Região Oceânica de Niterói. Foto Divulgação

Depois de muita espera, a Praia do Sossego, em Niterói, ganhou o certificado internacional de sustentabilidade Bandeira Azul. Esta é uma premiação internacional dedicada à certificação e preservação de praias, marinas e embarcações de turismo que tenham  elevado grau de gestão ambiental e preservação.

Entre Piratininga e Camboinhas, os visitantes da Praia do Sossego encontram uma pequena faixa de areia e um mar calmo. Durante a reforma realizada pela prefeitura, foram instaladas, ainda, duchas, banheiros e a escada de acesso foi reformada com bioconstrução. 

Praia do sossego | Foto Divulgação Prefeitura de Niterói

 Na sexta-feira (19), o selo foi entregue com a presença do prefeito Axel Grael e do secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Rafael Robertson.

O Secretário afirmou que certificação da Praia do Sossego com o prêmio de Bandeira Azul é extremamente relevante para o fomento ao turismo, ao compromisso da gestão ambiental, ao comprometimento da população na manutenção da qualidade ambiental do local e à acessibilidade que foi ofertada às pessoas.

Entrega do certificado bandeira azul praia do sossego | Foto: Prefeitura de Niterói

– Este certificado não reflete só na Praia do Sossego e sim em diferentes segmentos que circundam a prática de se ir a uma praia certificada. Importante para o turismo e para toda a rede de comércio que engloba o segmento – disse ele.

O programa Bandeira Azul foi criado pela FEE [Foundation for Environmental Education], uma instituição internacional com integrantes de vários países do mundo. No Brasil, o operador nacional é o Instituto Ambientes em Redes. Seu objetivo, além de conscientizar a necessidade de proteger ambientes marinhos e costeiros, é desafiar as autoridades locais a alcançarem altos padrões de qualidade: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança. 

COMPARTILHE