Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Professor, doutor, pastor: como se apresentam para o eleitor os candidatos a vereador de Niterói

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

São 299 pessoas disputando 21 assentos na Câmara Municipal. Dentre os concorrentes estão algumas celebridades do município
câmara municipal de niterói
Dos atuais 21 vereadores, 20 disputam a reeleição. Foto: arquivo A Seguir Niterói

Mais professores do que pastores; mais doutores do que militares e alguns “tios”. De uma maneira geral, esse é o perfil dos candidatos a vereador de Niterói, a tirar pela forma como registraram suas candidaturas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) RJ.

São 299 pessoas disputando 21 assentos na Câmara Municipal. Dos atuais detentores de mandatos, 20 buscam a reeleição. O único que não vai concorrer está “abrindo mão” para iniciar o filho na carreira política.

Leia mais: De nada a declarar a mais de R$ 2 milhões: os bens dos candidatos à prefeitura de Niterói

Com tantos candidatos, o marketing para chamar a atenção para a campanha começa pelo próprio nome. E já que se trata de uma eleição municipal, informar a profissão, dar pista de onde circula ou da forma como é conhecido na comunidade são antigas estratégias sempre (re)utilizadas.

Este ano, oito candidatos fizeram questão de se apresentar como professores e três como mestres, com o título antes do nome. Da mesma forma, fizeram cinco pastores e uma missionária. No espectro político, os professores se situam do centro para a esquerda. Já os pastores, do centro para a direita.

Sete candidatos precederam seus nomes com a denominação de “doutor”. Desse total, quatro são médicos, dois advogados e um economista.

Outros três preferiram usar o  popular “tio”. Na área militar, estão presentes um coronel e uma sargenta. O candidato coronel Wallace (PDT) é o ex secretário municipal de Defesa Civil. Outros dez candidatos já integraram o primeiro escalão da atual gestão municipal.

Teve candidato que transformou o registro da candidatura praticamente em um nome de negócio. A cabelereira Marilene vai disputar voto como Lena’s hair (PODE). Nesse segmento de beleza, o eleitor vai se deparar com uma celebridade de Niterói: Paulo Robert, que disputa sua quarta eleição para vereador, pelo quarto partido diferente, sendo o atual o União Brasil.

Mesmo entre os que fazem parte do grupo de celebridades da cidade, alguns nomes conhecidos fizeram questão de reforçar de onde vieram como, por exemplo, Ivan do Candogueiro, do PSB (em referência à casa de samba), e Renatão do Quilombo, da Federação Brasil da Esperança (no caso, Quilombo do Grotão).

Dentre as opções de candidatos a vereador, o niteroiense vai encontrar o Alex do Posto (PL), o Bene da Excursão (Federação PSOL Rede), o Bruno do Sacolão (Republicanos), a Cleide Gari (Federação PSDB Cidadania), o Didi do Gelo (Novo), a Luciana Sereia (PSD), o Paulo Patinete (Avante) e o Renatinho da Oficina (PP). Tem a Karina da Feira e a Karina Síndica, ambas do PSD; a Maria dos Gatos (Federação PSDB Cidadania), o Luiz Biscoito (PP)e o Serginho da Sinuca (Federação PSDB Cidadania).

Na sua terceira candidatura para vereadora, Marilene Esperança (Federação PSOL Rede) é conhecida na cidade por quem luta pela liberação da cannabis medicinal. Ela é a fundadora e presidente da Associação Brasileira de Acesso a Cannabis Medicinal do Rio de Janeiro (AbraRio) cuja sede fica no Centro de Niterói.

Houve quem preferisse simplificar o nome no registro do TRE-RJ e vai concorrer apenas como Jr (PSB). Nesse caso, já ganhou o prêmio de menor nome dentre todos os candidatos a vereador de Niterói nas eleições de 2024.

 

 

 

COMPARTILHE