COMPARTILHE
Lançado nesta segunda-feira (17), o ‘Desenrola Brasil’ já virou alvo de golpistas na internet. De acordo com matéria da Folha de S.Paulo, links falsos que seriam sobre o programa de renegociação de dívidas estão circulando pelas redes sociais, principalmente, Facebook e Whatsapp. Esses links aparecem, geralmente, junto a postagens que prometem descontos irreais de 99% nas dívidas. Promessas de atendentes de retirar a negativação na hora, também devem servir de alerta para golpes.
Os bancos que aderiram ao programa são: Banco do Brasil, Caixa, Bradesco, Itaú e Santander. Todos têm canais oficiais para renegociar dívidas feitas entre 2019 e 2022. Dessa forma, links enviados por terceiros devem ser considerados como suspeitos. Já o Serasa informa que renegocia dívidas apenas pelos seguintes canais: site Serasa Limpa Nome, atendimento via WhatsApp (11) 99575-2096 e aplicativo oficial para celular
O Ministério da Fazenda recomenda que as vítimas que caíram no golpe denunciem as fraudes em
Um mutirão de negociação de dívidas será realizado entre os dias 24 de julho e 11 de agosto pelo Procon do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).
O “Renegocia!” destina-se aos consumidores em situação de endividamento, com necessidade de negociar suas dívidas existentes, como forma de prevenção ao superendividamento.
Leia mais: Canteiro de obras mostra o tamanho da transformação do Centro de Niterói
Poderão ser negociadas dívidas com bancos e concessionárias de serviço público de água, gás, energia elétrica e do setor de telecomunicações.
O mutirão foi lançado dois dias após o Programa Desenrola Brasil, do Governo Federal.
– O Procon Estadual realiza constantemente mutirões de renegociação de dívidas, tendo sido o primeiro a criar o Núcleo de Atendimento aos Superendividados. Porém, trata-se de um problema nacional, com mais 70 milhões de negativados no Brasil. Nós não poderíamos deixar de apoiar a Senacon nessas ações do “Renegocia” e ‘Desenrola Brasil’, ajudando o consumidor a resolver suas pendências financeiras e a retornar ao mercado de consumo – explica o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho.
O mutirão de negociação de dívidas será realizado na sede do Procon-RJ, na Avenida Rio Branco, 25, 5° andar, no Centro, com distribuição de senhas entre 10h e 14h. Os atendimentos identificados como situação de superendividamento serão encaminhados para tratamento junto ao Núcleo de Prevenção e Tratamento ao Superendividamento do Procon/RJ.
O serviço do Procon Móvel tem rodado a cidade para agilizar a solução de demandas da população. Renegociações de dívidas junto à Enel, concessionária de energia elétrica, e feitas com empréstimos consignados estão na liderança do ranking das solicitações.
Em relação a endividamento, de acordo com os dados do Serasa, Niterói tem quase 200 mil moradores com dívidas – o que representa cerca de 40% da população da cidade. Na média, o endividamento é de R$ 5.300 por CPF. O volume total de dívidas dos moradores de Niterói passa de R$ 1 bilhão.
COMPARTILHE