COMPARTILHE
O Procon Estadual do Rio de Janeiro, realizou nesta segunda feira (8), operação fiscalizatória na Zona Oeste e Centro do Rio, para verificar a venda de pomadas capilares proibidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA. Cento e dezenove pomadas foram encontradas à venda e retiradas de comercialização pelos agentes.
Leia mais: Niterói terá R$ 5,390 bi e o desafio de melhorar a vida dos moradores em 2024
Nesta diligência, os fiscais verificaram que os produtos não estavam na lista de marcas autorizadas pela agência responsável, alguns fabricantes. Além disso, alguns estavam com o CNPJ inapto e processos de regularização do produto inativos.
– Com esta operação, buscamos resguardar a saúde dos consumidores. É muito importante, tanto consumidores quanto fornecedores, buscarem informações do produto que estão consumindo e vendendo. A Anvisa possui uma lista com todas as pomadas permitidas e, se na hora da compra, a pomada capilar não estiver nesta lista, não compre e denuncie – afirmou Cássio Coelho, Presidente do Procon RJ.
Quatro empresas foram autuadas e terão quinze dias para apresentarem defesa e comprovarem o descarte ambientalmente correto dos produtos.
O consumidor poderá consultar a lista de pomadas autorizadas através do link: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/cosmeticos/pomadas/pomadas-autorizadas
Em caso de denúncia ou reclamação, poderá contatar o Procon RJ através dos canais oficiais de atendimento disponíveis no site da autarquia: www.procon.rj.gov.br
COMPARTILHE