Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Primeiro fim de semana da primavera será de feiras e shows gratuitos ao ar livre, em Niterói

Por Livia Figueiredo
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Homenagem a Milton Nascimento, Choro na Rua e atividades no mar, como competição de canoa polinésia, são destaques da programação
beto guedes
O cantor e multi-instrumentista Beto Guedes se apresenta em Niterói neste sábado às 21h. Foto: Reprodução/Internet

Depois de um inverno tenebroso, para os padrões niteroienses, enfim, uma trégua. O roteiro de programações do A Seguir deste fim de semana foi quase todo pautado em atividades ao ar livre em homenagem à chegada da estação que, para muitos, é a mais bonita do ano. Neste fim de semana, a cidade vai sediar a última etapa de um dos maiores campeonatos de esportes aquáticos. Na programação, natação em águas abertas, Canoa Polinésia, Stand Up Paddle, Paddleboard e Surfski, são direcionadas a atletas amadores e consagrados. Na sexta, há uma sessão de cinema ao ar livre, em São Francisco, a partir das 13h.

Leia mais: UFF comemora 20 anos do projeto Interculturalidades com música, teatro e cinema

Feiras ao ar livre também são destaques do fim de semana, como a Feira Gira, que reúne além de gastronomia, artesanato, produtos naturais, decoração e vestuários. Para quem quer curtir um som à noite, vale conferir a agenda teatral e as apresentações musicais que a cidade oferece no fim de semana, como o “Viva Milton- nosso Bituca”, show comandado exclusivamente por artistas de Niterói, em homenagem ao Milton Nascimento, que completa 80 anos muito em breve.

Confira a programação abaixo:

  • Shows Marazul

Capa do álbum duplo Clube da Esquina. Foto: Reprodução

As apresentações musicais no palco Marazul, na Praia de Piratininga, tomarão conta do fim de semana. Na sexta, sábado e domingo, os shows, que possuem entrada franca, serão na praça do antigo Toboágua, sempre às 19h. Quem abre é Lô borges, na sexta-feira (23).

Já no sábado (24), serão várias apresentações. A programação será aberta pelo o violoncelista Luiz Carlos Justino da Orquestra da Grota. Em seguida, será apresentado o “Viva Milton – nosso Bituca” com a participação de artistas de Niterói como Dalto, Ithamara Koorax, Marcos Sabino, Altay Veloso, Beth Bruno , Nêgamanda e uma banda de 5 músicos, dirigida por Kiko Continentino, mineiro que mora em Niterói desde os anos 70 e que já integrou a banda de Milton. Na sequência, Beto Guedes sobe ao palco. No domingo (25), se apresentam Wagner Tiso, Toninho Horta, Som Imaginário e Beto Guedes.

E para quem deseja expandir a imersão Clube da Esquina: uma mostra fotográfica com imagens inéditas dos músicos na cidade, na época da produção do disco, estará à mostra nos locais do evento.

 

  • Brooklyn Chicken em Niterói

Foto: Reprodução/Instagram
Previsão de muito sabor e crocância, em Niterói, neste fim de semana. O famoso frango frito de Nova Iorque no Rio chega neste sábado, dia 24, na praça Getúlio Vargas, em frente à Praia de Icaraí. Sanduíches também farão parte do cardápio. A feira conta com a participação especial da Soul Temperos.
  • Feira Gira na UFF

Feira celebra os 20 anos do projeto Interculturalidades. Foto: Reprodução/Internet

Gastronomia, artesanato, produtos naturais, decoração, vestuários, moda, acessórios e uma caprichada programação artística e musical resumem a Feira Gira. Realizada no Centro de Artes UFF nos dias 24 e 25 de setembro, é um espaço e proposta estética e
política para um pensar-agir sobre os rumos da atualidade brasileira, que, de forma criativa, estimula o encontro e a circularidade de diferentes saberes. O Centro de Artes UFF fica na Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí.

24/09

11h – Ana V e Desiré oficina de argila e materiais reciclados
14h – Ana V e Desiré oficina com pintura e pigmentos naturais
15h – Oficina/Baile Charme
Jardim/Varanda – Gratuito

25/09

11h – Contação de histórias (Daua Puri)
13h – Contação de histórias (Tatiana Henrique)
15h – Roda de Samba do Jamaica e convidados
Jardim/Varanda – Gratuito

  • Almoço na Graviola

Torta mousse de chocolate com flor de sal do Graviola. Foto: Divulgação

No tradicional endereço niteroiense, que era ocupado pela Gloria Modas, a Casa Graviola oferece um frescor para o conceito de comida de verdade. A proposta é um estilo de vida saudável, pé na areia e jovem. O cardápio é formado por comida fresca e leve. Além de muitas saladas e uma variedade de peixes, as entradinhas chamam a atenção, como o toast de ricota, queijo de cabra e tomatinho confit (pão de longa fermentação), ou guacamole (tortilhas de milho com creme de abacate).

As várias combinações de saladas com frango são o carro-chefe da casa que também oferece filé de tilápia grelhada, purê de banana da terra, farofa de nuts e brotos orgânico.

De sobremesa, torta mousse de chocolate meio amargo com um ingrediente secreto, base de amêndoas, com cacau e flor de sal, Vegan Banoffee (doce de leite vegano feito na casa,
banana, farofa de amêndoas e castanhas, chantilly vegano e um pouquinho de canela para finalizar), entre outras opções.

O Graviola fica Av. Jorn. Alberto Francisco Torres, 363, Icaraí

  • Aloha Festival
Competição de stand up paddle faz parte da programação do Aloha Festival. Foto: Divulgação

A programação de um dos maiores festivais de esporte aquático começa nesta sexta-feira (23), com uma sessão de cinema ao ar livre, em São Francisco, a partir das 13h, exibindo o Aloha Spirit de Cinema. Neste dia, a programação prossegue até 20h com a entrega de kits de competição, troca de lixo eletrônico por brindes, oficinas educativas, teatro ambiental “Mar de Soluções”, aula gratuita de dança polinésia, show com Bob Arau Blues Trio e, a partir das 19h, Congresso Técnico Obrigatório de Va’a com João Castro e Lana Dunaev.

Também na sexta-feira, em Itaipu, a partir das 14h, acontecerá o Projeto Vou de Canoa (educação ambiental e vivência com Canoa Polinésia).

No sábado (24), as atividades começam bem cedo, às 6h, nas duas arenas. Em São Francisco estão programados: provas de canoa master e amador, yoga aberta ao público, provas de stand up paddle pró, amador e júnior, paddleboard pró e amador, canoa amador feminino open e master, surfski pro, canoa OC6 feminino open e master, V1, OC1 e OC2 pró e amador; canoa OC6 Amador Mista Open, Master, Junior e kids; Canoa V3 Amador e Parava Open, fechando com a Festa Aloha Spirit, a partir das 19h com a banda Salnaveia.

Em Itaipu, a arena abre às 6h, mas a primeira prova, Natação Long 5Km, está marcada para às 8h; às 12h será a vez da natação em águas abertas Short 1,5Km; às 14h30, categoria Cruise 2,5Km e, encerrando, às 16h, a Sprint 500m.

No domingo (25), tem natação em águas abertas em Itaipu, a partir das 7h com revezamento 2X600m e festival Kids 200. Em São Francisco, a programação inclui Copa Brasil de Va’a Pró Overall Canoas OC6 e V6, Master 40 e 50, Pró Mista e V3 Pró, Masculina, Feminina e Mista; Stand Up Paddle Kids, Técnica Pró 14’ e Técnica Amador; Canoa OC1 Kids e, a partir das 8h, yoga aberta ao público.

  • Choro na Rua
Choro será realizado neste domingo (25) às 17h, no Jardim Icaraí. Foto: Divulgação

A boa pedida para quem está a procura de uma roda de samba é cair na nova edição do projeto Choro na Rua que será realizado neste domingo, dia 25 de setembro, no Polo Gastronômico de Icaraí, às 17h, com participação especial dos músicos Chico Alves e Lê Santana. O evento contará com abertura da Sinfônica Ambulante, às 15h.

No repertório estão clássicos do choro e do samba liderada pelo compositor e trompetista Silvério Pontes, e composta pelos músicos Alexandre Romanazzi (flauta), Daniela Spielmann (sax), Bebê Kramer (acordeom), Tiago Souza (bandolim), Rogério Caetano (violão 7 cordas), Charles (violão), Henrique Cazes (cavaquinho), Netinho Albuquerque (pandeiro) e Rodrigo Jesus (percussão).

A atração é gratuita e aberta para toda a família. É realizada no Polo Gastronômico do Jardim Icaraí, na Rua Doutor Leandro Mota.

Sobre o Choro na Rua

O coletivo “Choro na Rua” nasceu espontaneamente na Rua do Rosário, em dezembro de 2016, em frente à extinta livraria Al-Farabi, no lançamento do livro sobre a dupla Zé da Velha & Silvério Pontes. A roda, que aconteceu na rua e cujo vídeo teve mais de um milhão de visualizações nas redes sociais, fez com que um núcleo de músicos percebesse que havia demanda por esse tipo de música fora dos ambientes formais.

Desde março de 2017, o “Choro na Rua” tem acontecido em diferentes espaços, conseguindo atingir um público que vai desde aficionados do estilo musical até o simples passante.

Choro na Rua – Formação

Silverio Pontes – trompete
Alexandre Romanazzi – flauta
Daniela Spielmann – sax
Bebê Kramer – acordeon
Tiago Souza – bandolim
Rogério Caetano – 7 cordas
Charles – violão
Henrique Cazes – cavaquinho
Netinho Albuquerque – pandeiro
Rodrigo Jesus – percussão

 

COMPARTILHE