Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Primeiro Festival de Teatro Musical de Niterói terá cinco dias de oficinas, palestras e apresentações gratuitas

Por Livia Figueiredo
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Objetivo é aproximar profissionais, estudantes e apreciadores do teatro musical, além de incentivar a participação popular; Evento é gratuito e será realizado no Teatro GayLussac
Scuola di Cultura
Selecionado na Chamada Pública “Fomentão”, projeto é uma realização do Scuola di Cultura. Foto: Divulgação

Um evento inédito em Niterói está a todo vapor. Trata-se do primeiro Festival de Teatro Musical da cidade, que começa nesta semana com uma programação repleta de atividades culturais gratuitas. Os quatro espetáculos musicais selecionados pela curadoria do Festival serão apresentados nos dias 25, 26, 27 e 28 de julho no Teatro GayLussac. O projeto é uma realização do Scuola di Cultura – centro cultural localizado em São Francisco – e foi selecionado na Chamada Pública “Fomentão” nº 05/2021 da Prefeitura de Niterói e Secretaria das Culturas.

Leia mais: Prefeitura de Niterói lança edital de R$ 300 mil para cultura geek

Por cinco dias, o festival vai oferecer oficinas, palestras e apresentações, com o objetivo de aproximar profissionais, estudantes e apreciadores do teatro musical, celebrando e encorajando o desenvolvimento da arte e da cultura, além de facilitar o acesso às vivências artísticas e incentivar a participação popular no universo do teatro musical. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo link.

Abre as apresentações, na próxima segunda-feira, dia 25 de julho, às 19h30, “Um conto de fada padrinho”, espetáculo musical infantil tipicamente niteroiense que vem conquistando plateias no eixo RJ-SP desde 2015 com seu texto sensível, divertido para os pequenos. Já no dia 26, no mesmo horário, será a vez do premiado “Cargas D’água – Um musical de bolso”, um espetáculo potente direcionado a todas as idades que, de tão aclamado, ganhou temporadas por todo o Brasil, além de montagens em Londres e Nova Iorque.

Na sequência, outro sucesso destinado à família, o “Pescador e a estrela”, que, no dia 27, também às 19h30, apresenta seu enredo profundo e sensível, com reflexões importantes e um elenco inclusivo composto também por artistas com deficiência visual. Fecha o evento, no dia 28, às 20h, a comédia-musical “As metades da laranja – Um muscial com canções de Fábio Jr.”, um espetáculo direcionado ao público jovem e adulto que promete emocionar e colocar a plateia para cantar junto os grandes sucessos do cantor e compositor brasileiro.

Oficinas e palestras

De 25 a 29 de julho, das 14:00 as 17:00, na Scuola di Cultura, será ministrada uma oficina prática que aborda o método de estudo, preparação e interpretação da canção desenvolvido. Usa o método do Prof. David Brunetti, (autor do livro Acting Song), muito difundido pelas escolas de teatro musical nos EUA.

Palestras: todos os dias, das 17:00 as 18:00, também na Scuola di Cultura com os temas: “Criação pelo movimento” (Duda Maia), “Mercado de Musicais” (Renata Borges), “Aspectos do Figurino no Teatro Musical” (Ney Madeira) e “Processo de Criação de um Musical” (Marllos Silva).

Marllos Silva é diretor, dramaturgo, produtor e um importante nome do teatro musical brasileiro. É o criador do Prêmio Bibi Ferreira, considerada a mais importante premiação de teatro musical do país, e do Festival Paulista de Teatro Musical, primeiro  do país dedicado exclusivamente a produções de teatro musica.

Renata Borges é a produtora teatral à frente da Touché Entretenimento, uma das maiores produtoras de musicais do país, e já trouxe ao Brasil algumas das montagens mais famosas do mundo, como ‘Peter Pan’ e ‘Cinderella’.

Ney Madeira é figurinista, cenógrafo e arquiteto, com diversas premiações, como o Botequim Cultural, quando venceu a categoria Melhor Figurino pelo musical ‘A Cor Púrpura’.

Duda Maia é coreógrafa e diretora teatral com diversos sucessos na carreira, como o premiado musical ‘A Gaiola’ e ‘Elza’, que celebra a história de Elza Soares, e pelo qual venceu o Prêmio CESGRANRIO na categoria Melhor Direção.

COMPARTILHE