Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Prestes a ser inaugurado, ‘atacadão’ na descida da Ponte integra revitalização do Centro

Por Livia Figueiredo

COMPARTILHE

Obra faz parte da lista de projetos previstos no Plano Estratégico Niterói que Queremos; receio dos moradores é o trânsito no local
Dom Atacadista chega a Niterói : Foto de leitor
Dom Atacadista chega a Niterói / Foto de leitor

Niterói está prestes a receber o primeiro de uma série de empreendimentos na região do entorno da Praça Renascença, área de interesse especial da Prefeitura. O Dom Atacadista, na Avenida Janen de Melo, está em fase final de construção, já nos últimos detalhes. Nesta terça-feira, funcionários da construtora ajustavam a estrutura metálica do estoque e os canteiros no pátio do empreendimento, que faz mistério sobre a data de inauguração. Mas a movimentação intensa no local, algumas publicações em redes sociais e o recrutamento em curso de pessoal para atuar na loja dão a entender que a abertura está muito próxima.

A previsão é que uma obra de alargamento da avenida evite transtornos no já problemático trânsito da Jansen de Melo, onde se acumulam fluxos da descida da Ponte, Avenida do Contorno e do Fonseca em direção ao Centro e a Icaraí. Quem passa pela região já pode se deparar com um afastamento da edificação em relação ao limite do terreno, indicando um recuo da via. A revitalização da região atrai novos empreendimentos e integra o pacote de reurbanização da região portuária da cidade, prevista no Plano Estratégico Niterói que Queremos 2013-2023, que inclui o Mercado Municipal, na Avenida Feliciano Sodré, um condomínio residencial atrás do atacadão e uma fábrica de sorvetes, que também já recebeu licença da Prefeitura para se instalar no local.

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade de Niterói realizou intervenções na Praça Renascença, com novos calçamentos e iluminação e está finalizando o projeto de alargamento da Jansen de Melo. A internveção prevê a criação de uma terceira faixa nas duas primeiras quadras da Jansen de Melo, entre a Praça Renascença e a Avenida Washington Luiz. No local previsto para a ampliação da via ficava um galpão abandonado, onde está sendo construído o atacadão, e o 12º Batalhão da Polícia Militar, que não será alterado.

Foto de leitor

Niterói já registra trânsito intenso ao longo de todo o dia, e ainda mais na hora do rush, especialmente em lugares com grandes mercados, como o Guanabara e o Açaí. Com a proximidade de inauguração do atacadão, surgem algumas dúvidas sobre quais medidas serão tomadas de modo a evitar o congestionamento do local. Procurada pelo A Seguir: Niterói, a Prefeitura não respondeu se há previsão de execução da obra ou intervenção viária no local e se há planos de remanejamento do trânsito. O Dom Atacadista também foi procurado sobre os questionamentos acima, contudo, ainda não retornou o contato.

A previsão é que o atacadão seja inaugurado em breve. A estimativa inicial era que o empreendimento abriria as portas em julho deste ano. Em meados de agosto, a empresa postou em um site de recrutamento as vagas ofertadas para atuação na loja de Niterói, como caixa, repositor, estoquista, empacotador, supervisor administrativo, vendedor, gerente de loja, auxiliar de recursos humanos, conferente, entre outros.

Obras estão a pleno vapor / Foto de leitor

A Dom é uma rede de atacadão com sede na Taquara, no Rio de Janeiro, e se enquadra na categoria de comércio varejista de mercadorias, de modo geral, com predominância de produtos alimentícios, além de produtos de higiene e limpeza, vestuário, ferragens, utensílios domésticos e eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Em peças promocionais, a rede se apresenta como “atacarejo”, uma mistura de atacado e varejo. Marcas de mercearia, perecíveis, embalagens e bazar também podem ser encontrados no local. O atacadão ainda terá 300 vagas de estacionamento para absorver a demanda do local, 300 colaboradores e 24 caixas. Tudo em 5,5 mil m². A loja ficará localizada na Avenida Jansen de Melo 42, no Centro de Niterói.

COMPARTILHE