Niterói por niterói

Publicado

‘Presente Distópico’ é a nova mostra no MAC, que leva ficção para as ruas de Niterói

Exposição, que faz referências à cultura pop e ao cinema, abre ao público na próxima quarta-feira (7) e tem Niterói como cenário
presente-distópico-é-a-nova-mostra-no-mac-que-leva-ficção-para-as-ruas-de-niterói
Foto: Renata Xavier

Um convite à imaginação e uma reflexão sobre os limites entre a ficção e a realidade. Essa é a proposta da exposição ‘Presente Distópico’, que entra em cartaz no MAC, na próxima quarta-feira (7), a partir das 11h. Diante das incertezas da pandemia, a fotógrafa Renata Xavier, a estilista Aline Ciafrino e a maquiadora Christina Gall convidaram a modelo e bailarina Suzana Quintanilha para interpretar uma personagem que representa a resistência. Inspiradas pela cultura pop e com referências cinematográficas, as artistas produziram um ensaio lúdico pelas ruas de Niterói. O resultado reúne 30 fotografias que estarão expostas no MAC e se divide em três atos. As fotos já foram publicadas em diversos países.

– O ano de 2020 parece um filme de ficção-científica: o mundo parou, um vírus se espalhou, tudo mudou. Os futuros distópicos pós-apocalíptico do cinema se tornaram o nosso: ‘Presente Distópico’. Os trabalhos demonstram que vale a pena sonhar, resistir, superar, criar e que os seres humanos são movidos pela esperança. A resiliência é a nossa natureza’, ressaltou a fotógrafa.

Ensaio teve como referência filmes consolidados

O ensaio ‘Presente Distópico’ se divide em três partes: ‘O Ano em que a Terra Parou’, que retrata o sentimento dos primeiros momentos da pandemia: a chegada do vírus, o isolamento, as ruas vazias, as pessoas se protegendo dentro de suas próprias bolhas, o medo. A sequência de imagens é inspirada no filme ‘O Dia em que a Terra Parou’ e em outras produções como ‘Blade Runner’, ‘Metrópolis’ e ‘O Enigma de Andrômeda’. O cenário escolhido é a Avenida Amaral Peixoto no Centro de Niterói.

Foto: Renata Xavier

‘Sobreviventes’’ é a segunda parte do ensaio. Inspirada em ‘Mad Max’, ‘Planeta dos Macacos’ e em filmes de futuros distópicos, onde tudo foi destruído e há poucos resquícios de civilização e cidades, restam apenas os sobreviventes e a natureza. A luta do ser humano frente ao inexorável, a liberdade, o horizonte. Essa sequência foi realizada na Praia de Piratininga, em Niterói.

A terceira sequência de imagens, que se refere ao futuro, é chamada de ‘Novos Caminhos’ e foi fotografada no próprio MAC. O visual futurista é inspirado nos filmes ‘sci-fi’ dos anos 50-60, na época do pós-segunda guerra mundial, quando disco voadores, alienígenas e a fantasia sobre o desconhecido se tornaram populares, assim como os super-heróis e toda a cultura pop/geek. As inspirações transitam por filmes como ‘2001 – Uma odisseia no Espaço’, ‘Guerra nas Estrelas’, ‘X-men’ e heroínas como ‘Tempestade e Fênix’ e até mesmo a própria obra de Oscar Niemeyer.

Foto: Renata Xavier

Futuro, passado e presente se ligam numa homenagem ao ser humano e à esperança. Os visitantes poderão interagir com a exposição num espaço inspirado pelo clássico distópico do cinema nacional ‘Limite’ (1931), de Mário Peixoto, feito no pós-primeira guerra mundial e depois da gripe espanhola, cuja temática é a existência humana e seus limites.

SERVIÇO:
Exposição ‘Presente Distópico’
Abertura: 7 de julho, quarta-feira
Horário: a partir das 11h
Período: de 07 de julho a 22 de agosto de 2021
Visitação: de terça a domingo, das 11h às 16h
Local: MAC Niterói
Endereço: Mirante da Boa Viagem, sem número
Ingresso: R$ 12 (inteira). Estudantes, professores e pessoas acima de 60 anos pagam meia (R$ 6). Entrada gratuita para estudantes da rede pública (ensino médio), crianças de até 7 anos, portadores de necessidades especiais, moradores ou nascidos em Niterói (com apresentação do comprovante de residência) e visitantes de bicicleta. Na quarta-feira, a entrada é gratuita para todos.

Informações: (21) 2722-1543|mac@macniteroi.com.br | facebook.com/macniteroi.oficial

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email