Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Prefeitura de Niterói vai promover um curso de pilotagem segura para motoboys

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Na cidade, foi justamente o número de acidentes envolvendo motocicletas que aumentou. A ação faz parte do movimento Maio Amarelo
Aglomeração de motos na Rua Nóbrega : Foto- Livia Figueiredo
Concentração de motoboys de delivery na rua Nóbrega, no Jardim Icaraí. Foto: Lívia Figueiredo

A Prefeitura de Niterói vai promover um curso de pilotagem segura para motoboys que trabalham com delivery. Também vai realizar, junto à categoria, uma série de ações relacionadas com educação para o trânsito.

As iniciativas fazem parte da programação do Maio Amarelo, um movimento proposto pela Organização das Nações Unidas ONU que tem como objetivo colocar em pauta o tema segurança viária.

Em Niterói, foi justamente o número de acidentes envolvendo motocicletas que aumentou, embora a frota de carros seja pelo menos cinco vezes maior do que a de motos. Só no começo de 2023, foram 157 contra 151, superando pela primeira vezes o total de ocorrências com automóveis.

Em 2021, levantamento feito pelo Corpo de Bombeiros mostrou que, durante a pandemia do Coronavírus, o número de acidentes com motos representva mais da metade das ocorrências. Das 857 chamados, em Niterói, 574 envolveram motos.

A explosão de casos de acidente envolvendo motos devido à alta circulação de motociclistas na rua, resultou na criação da Liga dos Motoboys e Mototaxis do Brasil (Limobras).

Curso

O curso de pilotagem segura para os motoboys está previsto para ser ministrado no dia 8 de maio, no Auditório do Caminho Niemeyer, no Centro. O treinamento contará com um simulador de ponto cego e irá abordar sobre a importância da direção defensiva, além da vivência prática do preceito “Os maiores protegem os menores” que consta no Código de Trânsito Brasileiro.

No dia 10 de maio será a vez dos motoristas de ônibus serem contemplados com um curso de direção defensiva, também no Caminho Niemeyer.

COMPARTILHE