23 de março

Niterói por niterói

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Publicado

Prefeitura de Niterói paga auxílios até dezembro, mas só aos vacinados

COMPARTILHE

Município propõe renovação dos programas Renda Básica Temporária e Busca Ativa por mais três meses
Auxílios serão prorrogados para vacinados. Foto- Reprodução
Auxílios serão prorrogados para vacinados. Foto: Reprodução

A Prefeitura de Niterói quer prorrogar por mais três meses os programas Renda Básica e Busca Ativa, mas condicionando o pagamento aos cidadãos que estiverem vacinados com ao menos a primeira dose contra a Covid e sem que a segunda esteja atrasada. O município vai enviar, nos próximos dias, um projeto de lei à Câmara de Vereadores, para viabilizar o pagamento dos benefícios até dezembro de 2021.

A medida, de acordo com o prefeito, tem como objetivo estender o pagamento do auxílio até que a cidade esteja com uma cobertura maior de pessoas imunizadas com a segunda dose da vacinae, ao mesmo tempo, vai funcionar como mais um incentivo à vacinação. Axel Grael lembrou que assumiu o compromisso com a população de Niterói em permanecer com os benefícios até o começo da imunização e foi além.

— Desde 2020, ampliamos a retaguarda de saúde e, ao mesmo tempo, criamos programas para dar suporte financeiro às famílias, aos trabalhadores e também as micro e pequenas empresas — afirma Axel Grael. — O avanço da vacinação cria condições para a retomada das atividades, com geração de emprego e renda, reaquecendo a economia e colocando os niteroienses de volta ao mercado de trabalho.

Os programas Renda Básica Temporária e Busca Ativa beneficiam cerca de 50 mil famílias niteroienses, com um auxílio de R$ 500 por mês. O Renda Básica Temporária contempla famílias em situação de vulnerabilidade social inscritas no CadÚnico e famílias de alunos da rede municipal de ensino que não estão cadastradas no CadÚnico. Já o Busca Ativa é destinado a grupos de pessoas que exercem atividades produtivas específicas, que possuem cadastro no Município, como vendedores ambulantes regularizados, artesãos, trabalhadores da economia solidária, catadores de recicláveis, produtores agroecológicos e quiosqueiros.

Penalidade para os antivacina

A Prefeitura de Niterói sancionou, em fevereiro deste ano, a lei aprovada na Câmara Municipal que define penalidades a quem recusar vacinação contra a Covid-19. Os antivacina ficarão sujeitos a advertência e multa, além da perda do benefício de programa emergencial que esteja eventualmente recebendo do município. A lei prevê, ainda, que esta se trata de uma infração sanitária grave, e os autores podem ser responsabilizados cível ou criminalmente.

COMPARTILHE