Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Prefeitura de Niterói e UFF vão criar Centro de Prevenção de Desastres

COMPARTILHE

Grupo vai auxiliar no planejamento de resposta para casos de desastres climáticos e ambientais
Seminário sobre o tema foi realizado no dia 23. Foto- Reprodução
Seminário sobre o tema foi realizado no dia 23. Foto: Reprodução

Niterói vai ganhar um Centro de Estudos e Pesquisas em Prevenção de Desastres. A iniciativa é fruto do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA), uma parceria entre a Prefeitura e a Universidade Federal Fluminense (UFF).

A prevenção a tragédias e desastres, inclusive, foi tema do semitário virtual “Desafios no Desenvolvimento dos Centros de Pesquisa e Estudos em Desastres”, promovido na noite da última segunda-feira. O encontro reuniu nomes importantes da área, em nível internacional.

Além de representantes da administração municipal, o seminário, organizado pela Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia e pelo Mestrado em Defesa e Segurança Civil da UFF, contou com a participação de palestrantes de centros de pesquisa dos Estados Unidos e do Japão, assim como de centros de pesquisa no Brasil.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, lembrou que em 2013, quando assumiu como vice-prefeito, a cidade ainda se recuperava da tragédia do Morro Bumba. Desde então, a administração municipal organizou sua Defesa Civil, envolvendo diferentes órgãos da Prefeitura.

— Hoje, Niterói tem uma Defesa Civil preparada para lidar de forma muito mais eficiente com situações de emergência porque fizemos um grande trabalho de planejamento e de resposta a situações de acidentes e desastres climáticos e ambientais, além de uma agenda de investimentos para contenção de encostas e drenagem — enfatizou Grael.

Parceria estratégica

O PDPA utiliza a inteligência e a expertise da UFF para a resolução de problemas públicos da cidade de forma a contribuir, de maneira efetiva, para o desenvolvimento sustentável do município ao estimular a associação entre pesquisadores, a interação com a sociedade e a gestão pública. O reitor da UFF, Antônio Cláudio da Nóbrega, frisou que o objetivo do programa é elaborar e executar projetos que impactem a qualidade de vida dos niteroienses.

COMPARTILHE