A Árvore de Natal de Niterói já começou a ser desmontada, em função dos danos sofridos na estrutura, com os ventos e chuvas ocorridos neste segunda-feira (16). O desmanche foi determinado pela Defesa Civil depois que a árvore ficou “retorcida” e ameaçava cair. Vista da praia, a árvore parecia “afundada” no centro e ligeiramente tombada para a esquerda. Os peritos avaliaram que não havia condição de reparo e, diante dos riscos, decidiram pelo desmonte.
Era a maior atração do Natal de Niterói, inaugurada na última sexta-feira, em evento que reuniu uma multidão. Todas as instalações natalinas montadas na praça do Rádio Amador, em São Francisco, também serão encerradas. Os portais tombaram e as casinhas vermelhas montadas na orla caíram no mar. O carrossel foi o único equipamento a não sofrer danos. A prefeitura de Niterói atribuiu a destruição a ventos de 80 km/h que teriam atingido a região.
Depois que a árvore desabou, no ano passado, a Prefeitura construiu uma fundação de concreto e aço para sustentar a estrutura metálica de 50 metros. Embora esta base não tenha sofrido danos, as avarias comprometeram a estrutura e a prefeitura deciu, preventivamente, pelo desmonte. O trabalho de desmonte já começou e está sendo realizado pela empresa contratada.
Veja a nota do Governo: “A Defesa Civil de Niterói determinou a desmontagem da Árvore de Natal e outras instalações natalinas na Praça Rádio Amador, em São Francisco, depois que fortes ventos de mais de 80km/h atingiram a região e causaram avarias em algumas das estruturas, na tarde desta segunda-feira (16).”