21 de dezembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Prefeitura de Niterói contrata empresa de eventos para administrar bicicletário “das barcas”

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

O Instituto Harmonya do Brasil venceu licitação da prefeitura. Seu registro indica “atividades associativas” como principal atuação
bicicletário niterói
O bicicletário municipal Arariboia funciona ao lado da estação das barcas, no Centro. Foto: arquivo A Seguir Niterói

Uma empresa cuja principal classificação de atividade econômica (CNAE) é “atividades associativas” e como secundária  “agenciamento de profissionais para atividades esportivas, culturais e artísticas” foi contratada pela prefeitura de Niterói para fazer a gestão administrativa do bicicletário Arariboia, no Centro.

Leia mais: Prefeitura proíbe o uso do “carro da multa” em Niterói

O Instituto Harmonya do Brasil terá como função, segundo informou a prefeitura, “administrar os recursos, recursos humanos, (fazer a) gestão administrativa, conteúdo das atividades, (promover) oficinas e demais eventos”.

A OSC (Organização da Sociedade Civil) contratada também tem como atividade secundária registrada “serviços de organização de feiras, congressos e festas”, além de “atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão”.

“A contratação de uma organização externa visa tornar mais eficiente a gestão e implementar o Polo Cicloviário. Trata-se de uma parceria com Organização da Sociedade Civil que oferecerá sua expertise na gestão de projetos e a estrutura necessária para alcançar os objetivos ligados ao estímulo ao uso da bicicleta”, afirmou a Prefeitura para o A Seguir, por intermédio de nota.

O comunicado informa também que a gestão do espaço é formada por três eixos: estacionamento seguro, formação e educação e cultura e fomento. “A partir dos eixos de trabalho serão executadas e desenvolvidas, de maneira transversal, dinâmicas de atividades e serviços”.

Em abril, a prefeitura lançou edital para selecionar justamente OSCs para gerir o bicicletário municipal. O prazo de vigência do contrato é de um ano com valor de R$ 1,4 milhão.

De acordo com um documento de maio passado, da secretaria municipal de Urbanismo e Mobilidade, somente o Instituto Harmonya do Brasil, com sede no Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro, submeteu proposta para análise, o que foi feito em maio.

O bicicletário tem cerca de 500 vagas e funciona ao lado da estação das barcas, na praça Arariboia. Foi inaugurado em março de 2017 e está abrigado na estrutura da Coordenadoria Niterói de Bicicleta. Este órgão do governo municipal foi criado em 2021 e está alocado na Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade.

COMPARTILHE