COMPARTILHE
A segunda-feira (17) foi o dia mais quente registrado em Niterói, depois de um ano em que a temperatura bateu todos os recordes e o calor se aproximou dos limites toleráveis pelo ser humano. No Rio, a prefeitura apontou Calor de Nível 4, diante da previsão de temperaturas entre 40 e 42 graus.
No final do dia, a prefeitura de Niterói divulgou a temperatura registrada pelas estações meteorológicas da cidade: 42,2ºC, com a umidade relativa chegando a 20%
“Nossa cidade registrou, nesta segunda-feira (17), o maior índice de calor na série histórica do município! Como já havia sido adiantado pelo Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói, foi um dia de altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar. As equipes passaram todo o dia mobilizadas em acompanhamento dos índices e monitoramento de focos de incêndio, trabalhando em conjunto ao Corpo de Bombeiros para acionamento de ocorrências.”
O meteorologista Nilton Moraes, diretor do Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói informou que o município está há 15 dias sem chuva por um conta de um “bloqueio atmosférico que favorece a elevação da temperatura e umidade relativa baixa” e alertou:
– Amanhã as condições vão persistir da mesma forma.
A prefeitura de Niterói colocou a cidade sob risco “muito alto” de incêndios por conta da falta de chuvas na região. Vice-prefeita e secretaria de Clima, Resiliência e Defesa Civil, Isabel Swan admitiu que já existem vários focos de incêndio espalhados pela cidade, mas não informou em quais lugares.
O A Seguir registrou um desses focos no Morro do Santo Inácio, em São Francisco.
Secretário-adjunto da pasta, Wallace Medeiros orientou a população que não queime lixo doméstico, nem a vegetação para que não haja propagação de incêndios.
Durante o dia, o A Seguir Niterói registrou como os moradores enfrentaram as altas temperaturas registradas nos termômetros de rua da cidade.
COMPARTILHE