Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Prefeitura de Niterói acolhe moradores em situação de rua

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Abrigos da cidade já tem 70% das vagas ocupadas; trabalho vai ser permanente
Ação Integrada com População em Situação de Rua - Foto Alex Ramos4
As equipes de assistência social abordam moradores em situação de vulnerabilidade social. Foto: Prefeitura/ Alex Ramos 
A operação se repetiu várias vezes nos últimos dias nas ruas de Niterói – e vvai continuar: equipes da prefeitura abordaram pessoas em situação de rua para oferecer acolhimento institucional. Não é um trabalho fácil, na última sexta-feira (27), das 16 pessoas encontradas  na Praça JK, Praça Zumbi dos Palmares e Praça do Castelinho, apenas uma aceitou abrigo. Desde o início da ação,  65 pessoas foram abordadas e 14 aceitaram o acolhimento.
O trabalho é conduzido pelo Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) conta com equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária (SMASES), da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), da Guarda Municipal, da Guarda Civil Municipal, da Secretaria de Saúde, da FeSaúde (grupo de Redução de Danos) e apoio operacional da NitTrans.

Zeladoria Urbana

A Prefeitura chama a ação de Zeladoria urbana. A Assistência Social trabalha na sensibilização e convencimento da população em situação de vulnerabilidade social, já que a legislação brasileira não permite o acolhimento compulsório. Desde a última quinta-feira (19), as equipes da Prefeitura intensificaram as ações de abordagem social especializada nos bairros de maior demanda, como Centro, Icaraí e São Francisco. Ao todo, 65 pessoas foram abordadas e 14 aceitaram o acolhimento e foram encaminhadas aos abrigos. Niterói conta atualmente com 70% de ocupação nas mais de 350 vagas de acolhimento na cidade.
Desde 2019, o número de vagas oferecidas nas cinco unidades de acolhimento da cidade aumentou mais de 300%. Hoje, são 350 vagas. A equipe de abordagem também foi ampliada. Hoje,  70% das vagas nos abrigos estão ocupadas. Em 2022, foram realizadas 5.464 abordagens nas ruas de Niterói, com uma média mensal aproximada de 455 ações. Até setembro de 2023, já foram realizadas 5.117 abordagens, o que dá uma média de 731 ações mensais.
O Serviço Especializado de Abordagem Social é contínuo. As equipes fazem rondas nos locais de maior fluxo de pessoas em situação de rua com o objetivo de oferecer acolhida e os serviços socioassistenciais à população vulnerável que ficam por diversas regiões da cidade. Os técnicos da abordagem social fazem o cadastro para os benefícios socioassistenciais, verificam a necessidade de segunda via de documentação e também encaminham as pessoas para os centros de acolhimento municipais.
Os abrigos da cidade oferecem quarto, banheiro, quatro refeições diárias (café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar), acompanhamento psicossocial, encaminhamento para rede de serviços e recambiamento. Além da abordagem social, os agentes oferecem serviços socioassistenciais, como atendimentos dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps); odontológicos; e de equipes de redução de danos, com trabalho junto a usuários de álcool, crack e outras drogas.

COMPARTILHE