Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Prefeitura avalia os impactos da pandemia entre alunos da rede municipal

COMPARTILHE

Estudantes terão habilidades de leitura e raciocínio testadas para elaboração de estratégias de ensino
Alunos do município passam por avaliação. Foto- Secretaria Municipal de Educação
Alunos do município passam por avaliação. Foto: Secretaria Municipal de Educação

Alunos da rede municipal de Educação de Niterói estão passando por uma Avaliação Diagnóstica. A intenção é descobrir de que forma a pandemia afetou as habilidades acadêmicas dos estudantes, como leitura e raciocínio lógico. O diagnóstico vai orientar o município na elaboração de estratégias efetivas no apoio às comunidades escolares.

Cerca de 80% dos alunos do 9º ano que adotaram o ensino híbrido participaram da avaliação. Nesta quinta-feira (9) será a vez das turmas do 5º ano e na próxima semana (14) farão a prova os alunos do 3º ano. As provas estão sendo aplicadas de acordo com o turno de matrícula dos estudantes. As famílias que optaram por permanecer no remoto, mas quiserem levar os alunos para a avaliação, podem solicitar presença à escola no dia da prova.

O secretário municipal de Educação, Vinicius Wu, destaca que a Avaliação Diagnóstica é fundamental para que o município consiga adotar estratégias e prioridades adequadas para o contexto dos alunos da rede. O resultado poderá auxiliar as ações e projetos que serão desenvolvidos nos próximos anos.

— Precisamos identificar exatamente qual o impacto da pandemia sobre a aprendizagem dos nossos alunos. Compreender o que ocorreu é fundamental para planejarmos o desenvolvimento das políticas educacionais dos próximos anos. Este processo vai evitar que os efeitos da pandemia sejam ainda mais duradouros para o futuro dos nossos estudantes e, no médio prazo, contribuir para a melhoria da qualidade da educação de Niterói — afirmou.

A Avaliação Diagnóstica da Rede Municipal é a primeira grande ação da Casa de Avaliação e Formação que será inaugurada, neste mês, pela SME/FME. O espaço tem como objetivo acompanhar o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes e auxiliar os processos formativos dos profissionais da rede.dos instrumentos utilizados em atendimento à deliberação nº 043/2020 do Conselho Municipal de Educação que orienta a realização do processo.

COMPARTILHE