A mesa era grande. A Prefeitura de Niterói realizou, nesta terça-feira (14), o a reunião da equipe de governo, o Encontro de Gestores, como foi batizado, com todos os secretários e presidentes de empresas e autarquias municipais. A reunião apresentou os projetos e metas para o ano de 2023.
Segundo nota da Prefeitura, “Niterói terá o maior patamar de investimentos de sua história, com aproximadamente R$ 1 bilhão previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA) para grandes obras” – 62% mais do que no ano passado. O orçamento do município para 2023, estimado em R$ 5,8 bilhões, inclui o conjunto de iniciativas do Plano Niterói 450.
Entre os projetos, aparecem: a entrega do Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis, que vai revitalizar a Lagoa de Piratininga; obras de contenção de encostas; a reurbanização viária do acesso ao bairro de Camboinhas, na Região Oceânica, ponto de constantes engarrafamentos; e a macrodrenagem de Charitas, que vem alagando de forma recorrente a cada chuva. Também figura no plano a revitalização da Estação Cantareira.
O Prefeito Axel Grael disse que o município vai trabalhar para atender as demandas da população, especialmente de baixa renda. “Precisamos manter o foco na entrega de serviços, principalmente na Saúde, Educação e Assistência Social que são prioridade para a gestão”, disse prefeito de Niterói, Axel Grael.
O prefeito Axel Grael em reunião com o secretariado. Foto: Prefeitura/ Alex Ramos
A Prefeitura não detalhou as ações a serem adotadas na Saúde para reduzir a fila de atendimento nos postos de Saúde, que, dependendo da especialidade, pode levar de três a seis meses para a realização de uma consulta. Apenas anunciou que “cinco módulos do Médico de Família serão reformados e 17 deles terão a infraestrutura tecnológica modernizadas, além da ordem de início para reforma de outras oito unidades”.
Na Educação, que não tem conseguido atender a procura da pré-escola, a meta, segundo o governo, é “o fortalecimento da conectividade das unidades, a implantação de programa de aceleração das aprendizagens e a expansão das bibliotecas escolares.”
O Plano Niterói 450 vai se estender até 2024. Prevê ainda, entre outras realizações: a construção do novo Parque Esportivo Municipal no Centro de Niterói. Além disso, serão iniciadas as obras de revitalização da Alameda São Boaventura e do Cinema Icaraí. Está prevista a implementação de quase 10 quilômetros de ciclovia e requalificação de 24 quilômetros de infraestrutura cicloviária. Também será implantada sinalização informativa em 12 trilhas do município.