Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Prefeito de Niterói, Axel Grael participa de evento sobre “cidades digitais” na França

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Em Bordeaux, ele representou o município no “Digital Society, Digital Cities” que discute projetos em ambiente digital inclusivo e sustentável
WhatsApp Image 2023-10-21 at 16.51.36
Axel Grael (centro) representou Niterói na rede Cities Coalition for Digital Rights no evento realizado de 18 a 20 de outubro. Foto: Prefeitura de Niterói

O prefeito de Niterói, Axel Grael, participou em Bordeaux, na França, do “Digital Society, Digital Cities”. O evento, realizado de 18 a 20 de outubro, reuniu governos municipais para discutir projetos em ambiente digital inclusivo e sustentável nas cidades.

Leia mais: Teto do posto de saúde do Vital Brazil está mais esburacado

Em nota, a Prefeitura informou que Niterói foi convidada a participar pela rede Cities Coalition for Digital Rights, da ONU-Habitat, formada por mais de 50 cidades de diversos países. O município é o único do Estado do Rio a fazer parte da rede, que integra ainda cidades do Brasil como Curitiba, Maceió, São Paulo, entre outras.

– Niterói vem trabalhando para superar os desafios com relação a direitos digitais, como a democratização do acesso às tecnologias, a transparência sobre dados, indicadores e inclusão digital das pessoas. Integrar a rede é interessante porque ela oferece potentes oportunidades de troca de experiências sobre a promoção de direitos digitais entre cidades. Estamos tendo aqui a oportunidade de assumir um protagonismo na coalizão – afirmou Grael.

Como ação de Niterói no campo digital, o diretor de Serviços Digitais da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (SEPLAG), Daniel Gaspar, apresentou no evento o Portal da Transparência e os testes de usabilidade feitos para melhorar o acesso da população às informações, um estudo produzido a partir do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) da Prefeitura e da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Durante a passagem por Bordeaux, o prefeito Axel Grael e a secretária do Escritório de Gestão de Projetos (EGP), Katherine Azevedo, se reuniram com o prefeito Pierre Hurmic e a vice-prefeita Celine Papin.

A comitiva de Niterói também visitou o Centro de Valorização de Resíduos e o Centro de Monitoramento de Captação e Tratamento de Águas Pluviais de Bordeaux, que administra a drenagem de toda a cidade. Também conheceram a Central Solar de Labarde. A unidade produz 76.800 MWh, o que é suficiente para suprir a demanda de energia de 34.600 habitantes e evita a emissão de 37.600 toneladas de CO2. A cidade francesa tem 260.352 habitantes (dados de 2018).

COMPARTILHE