Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Praia do Sossego, em Niterói, na disputa do tetra

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Praia na Região Oceânica da cidade foi indicada pela quarta vez para concorrer ao prêmio internacional Bandeira Azul
IMG_8553 (1)
A Praia do Sossego passou por melhorias e obras de infraestrutura. Foto: Prefeitura de Niterói

A Praia do Sossego, na Região Oceânica de Niterói, foi indicada pela quarta vez para concorrer ao prêmio Bandeira Azul. É a maior premiação internacional global dedicada à gestão de praias, marinas e embarcações de turismo com elevado grau de gestão ambiental e preservação do ecossistema. A premiação faz parte de um programa credenciado pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) e (Unesco). O local já recebeu a premiação nas últimas três indicações.

Leia mais: Sem lenço, sem documento e numa rua sem número

Este ano, foram avaliadas 56 inscrições e aprovadas 38 praias e 11 marinas, que serão recomendadas para o júri internacional que se reunirá em setembro, em Copenhague, na Dinamarca. O resultado final será divulgado em outubro.

A Praia do Sossego passou por melhorias e obras de infraestrutura. No local, houve a instalação de ducha, banheiro e lava-pés, além de intervenções para a infraestrutura turística, acessibilidade e enriquecimento ambiental, como a escada de pedra (bioconstrução) de acesso à praia com guarda-corpo e áreas de descanso, mirantes de contemplação acessível a cadeirantes e sistema de infraestrutura verde com jardins de chuva como forma de manejo de águas pluviais.

– É muito gratificante sabermos que Niterói foi mais uma vez indicada ao prêmio Bandeira Azul. A Praia do Sossego é um recanto único, parte do Parque Natural Municipal de Niterói (PARNIT), e um dos principais paraísos ecológicos da cidade – afirmou o prefeito de Niterói, Axel Grael.

Neste ano, o Júri Nacional do Programa Bandeira Azul Brasil foi composto por representantes do Ministério do Turismo (MTur), Ministério do Meio Ambiente (MMA), EMBRATUR, Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Instituto Ambientes em Rede (IAR), Associação Náutica Brasileira (ACATMAR), Agência Brasileira de Gerenciamento Costeiro, Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA) e Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA). Anualmente, essas entidades se reúnem para avaliar o cumprimento dos critérios e definir as praias, marinas e embarcações de turismo qualificadas ao prêmio, que serão submetidas ao Júri Internacional.

 

 

 

COMPARTILHE