Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Postos de Saúde de Niterói não dão conta de atender procura de testes de Covid

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

No Vital Brazil, moradores saem da fila sem conseguir senha para atendimento. Niterói teve 1.131 novos casos na semana passada.
fila teste 20 junho
Posto Sérgio Arouca, no Vital Brazil, tem atendimento reduzido e filas para teste, no início da tarde desta segunda-feira (20). Foto de leitor

A retomada pós feriado dos serviços de vacinação e testagem de Covid criou um grande movimento nos postos de saúde de Niterói, nesta segunda-feira (20). Na policlínica Sergio Arouca, no Vital Brazil, por exemplo, a fila para testagem saiu da rua Souza Dias e dobrou pela Ary Parreiras. Faltou pouco para encontrar com outra fila – a formada por quem estava aguardando, também do lado de fora do posto, sua vez de entrar para tomar a vacina.

Às 13h30, meia hora após o início do serviço de testagem, 150 senhas foram distribuídas. Pelo menos 50 pessoas que estavam na fila “sobraram”. As filas começam a ser formadas por volta das 12h.

– O que nos informaram é que se até às 15h30, todos que receberam a senha já tiverem sido atendidos, outras senhas seriam distribuídas, pelo menos, mais 15. Não sei se vale a pena esperar para tentar a sorte. Já tem um tempinho que fiz um teste aqui no posto mesmo e o atendimento foi bem rápido, bem diferente de agora – afirmou a professora Raphaela Del Pino, que logo depois de falar com o A Seguir Niterói, desistiu de esperar e foi embora.

Leia mais: Niterói tem alta procura por autotestes de Covid em farmácias; saiba como fazer

Na fila para o teste, mesmo entre os que já tinham o atendimento assegurado por terem conseguido uma senha, a reclamação era a mesma: o limitado horário de atendimento. No posto do Vital Brazil, testes de Covid são feitos das 13h às 16h. Já a vacinação pode ser feita das 8h às 16h.

Nesta segunda-feira, por conta do grande movimento, as pessoas foram orientadas a aguardar, do lado de fora do posto, pelo resultado dos seus testes. Uma funcionária chamava as pessoas pelo nome e, quando entregava o comprovante da testagem, informava, em voz alta, o resultado. Cada “negativado” comemorava o resultado, sob aplausos de quem estava na fila que, também contou com uma novidade:  um senhor, morador do entorno, aproveitou o grande número de pessoas para vender docinhos caseiros.

Fila para teste de Covid dobrou a Avenida Ary Parreiras

A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói informou que os testes para Covid-19 são realizados de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h, nas Policlínicas e Unidades Básicas do município.

Vacinação

Niterói chega à terceira semana de quarta dose contra Covid acima dos 50 anos. Ainda não há previsão para a vacinação das demais faixas etárias na cidade, embora o Ministério da Saúde tenha liberado, nesta segunda-feira (20), a quarta dose para as pessoas acima de 40 anos. Cidades como Rio de Janeiro e São Paulo já anunciaram que começarão a aplicar a segunda dose de reforço já nesta semana. No Rio, começa nesta terça-feira (21), para 40 ou mais, e em São Paulo na quarta-feira (22), para 45 anos ou mais.

Leia também: Segundo caso de varíola dos macacos no Rio de Janeiro foi confirmado em um morador de Maricá

Em Niterói, a vacinação segue sendo aplicada em seis policlínicas para pessoas acima dos 50 anos, além de trabalhadores e profissionais de saúde, das 8 horas com entrada até às 16h. É recomendado realizar o agendamento para evitar filas. O agendamento pode ser feito pelo aplicativo Colab ou pelo site da Prefeitura. Para receber a imunização, é preciso apresentar o comprovante de residência, identidade e comprovante das doses anteriores.

Fila para vacinação no posto do Vital Brazil

Casos de Covid disparam

A semana foi mais curta, com o feriado de Corpus Christi, mas mesmo assim o número de novos casos de Covid registrados em Niterói manteve a tendência de alta: foram 1.131 notificações, contra 889 da semana anterior – um crescimento de 27%, mantendo uma tendência de aumento de contágio que já dura um mês e entre as dez piores marcas de toda a pandemia. O resultado aparece no Painel da Covid da Secretaria de Estado de Saúde neste domingo (19) e acende todos os sinais de preocupação, marcando uma nova onda da doença, depois da explosão da Ômicron no início do ano.

A 5ª edição do Panorama Covid-19 mostra um cenário de crescimento dos indicadores da Covid-19 em todo o Estado do Rio. A análise considera os dados registrados na semana de 6 a 12 de junho. E aponta um aumento das solicitações de leitos e UTIs para doentes de Covid.  A Secretaria determinou, inclusive, o aumento da reserva técnica de vagas para pacientes com a doença. Ainda assim, os números são pequenos se comparados aos momentos de pico da doença. Em Niterói, o sindicato dos hospitais privados registrou 64 pessoas internadas na cidade na última terça-feira, 14 de junho. A Prefeitura não fornece dados da ocupação na rede do SUS, desde o dia 15 de junho, quando havia 5% dos leitos clínicos ocupados.

Confira os locais de vacinação e testagem:

  • Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil;
  • Policlínica Dr. João da Silva Vizella – Rua Luiz Palmier, 726 – Barreto;
  • Policlínica Regional de Itaipu – Avenida Irene Lopes Sodré – Itaipu;
  • Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº – São Lourenço;
  • Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111 – Piratininga;
  • Policlínica Regional Doutor Renato Silva – Avenida João Brasil, s/nº, Engenhoca.

 

COMPARTILHE