COMPARTILHE
A retomada pós feriado dos serviços de vacinação e testagem de Covid criou um grande movimento nos postos de saúde de Niterói, nesta segunda-feira (20). Na policlínica Sergio Arouca, no Vital Brazil, por exemplo, a fila para testagem saiu da rua Souza Dias e dobrou pela Ary Parreiras. Faltou pouco para encontrar com outra fila – a formada por quem estava aguardando, também do lado de fora do posto, sua vez de entrar para tomar a vacina.
Às 13h30, meia hora após o início do serviço de testagem, 150 senhas foram distribuídas. Pelo menos 50 pessoas que estavam na fila “sobraram”. As filas começam a ser formadas por volta das 12h.
– O que nos informaram é que se até às 15h30, todos que receberam a senha já tiverem sido atendidos, outras senhas seriam distribuídas, pelo menos, mais 15. Não sei se vale a pena esperar para tentar a sorte. Já tem um tempinho que fiz um teste aqui no posto mesmo e o atendimento foi bem rápido, bem diferente de agora – afirmou a professora Raphaela Del Pino, que logo depois de falar com o A Seguir Niterói, desistiu de esperar e foi embora.
Leia mais: Niterói tem alta procura por autotestes de Covid em farmácias; saiba como fazer
Na fila para o teste, mesmo entre os que já tinham o atendimento assegurado por terem conseguido uma senha, a reclamação era a mesma: o limitado horário de atendimento. No posto do Vital Brazil, testes de Covid são feitos das 13h às 16h. Já a vacinação pode ser feita das 8h às 16h.
Nesta segunda-feira, por conta do grande movimento, as pessoas foram orientadas a aguardar, do lado de fora do posto, pelo resultado dos seus testes. Uma funcionária chamava as pessoas pelo nome e, quando entregava o comprovante da testagem, informava, em voz alta, o resultado. Cada “negativado” comemorava o resultado, sob aplausos de quem estava na fila que, também contou com uma novidade: um senhor, morador do entorno, aproveitou o grande número de pessoas para vender docinhos caseiros.
A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói informou que os testes para Covid-19 são realizados de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h, nas Policlínicas e Unidades Básicas do município.
Vacinação
Niterói chega à terceira semana de quarta dose contra Covid acima dos 50 anos. Ainda não há previsão para a vacinação das demais faixas etárias na cidade, embora o Ministério da Saúde tenha liberado, nesta segunda-feira (20), a quarta dose para as pessoas acima de 40 anos. Cidades como Rio de Janeiro e São Paulo já anunciaram que começarão a aplicar a segunda dose de reforço já nesta semana. No Rio, começa nesta terça-feira (21), para 40 ou mais, e em São Paulo na quarta-feira (22), para 45 anos ou mais.
Leia também: Segundo caso de varíola dos macacos no Rio de Janeiro foi confirmado em um morador de Maricá
Em Niterói, a vacinação segue sendo aplicada em seis policlínicas para pessoas acima dos 50 anos, além de trabalhadores e profissionais de saúde, das 8 horas com entrada até às 16h. É recomendado realizar o agendamento para evitar filas. O agendamento pode ser feito pelo aplicativo Colab ou pelo site da Prefeitura. Para receber a imunização, é preciso apresentar o comprovante de residência, identidade e comprovante das doses anteriores.
Casos de Covid disparam
A semana foi mais curta, com o feriado de Corpus Christi, mas mesmo assim o número de novos casos de Covid registrados em Niterói manteve a tendência de alta: foram 1.131 notificações, contra 889 da semana anterior – um crescimento de 27%, mantendo uma tendência de aumento de contágio que já dura um mês e entre as dez piores marcas de toda a pandemia. O resultado aparece no Painel da Covid da Secretaria de Estado de Saúde neste domingo (19) e acende todos os sinais de preocupação, marcando uma nova onda da doença, depois da explosão da Ômicron no início do ano.
A 5ª edição do Panorama Covid-19 mostra um cenário de crescimento dos indicadores da Covid-19 em todo o Estado do Rio. A análise considera os dados registrados na semana de 6 a 12 de junho. E aponta um aumento das solicitações de leitos e UTIs para doentes de Covid. A Secretaria determinou, inclusive, o aumento da reserva técnica de vagas para pacientes com a doença. Ainda assim, os números são pequenos se comparados aos momentos de pico da doença. Em Niterói, o sindicato dos hospitais privados registrou 64 pessoas internadas na cidade na última terça-feira, 14 de junho. A Prefeitura não fornece dados da ocupação na rede do SUS, desde o dia 15 de junho, quando havia 5% dos leitos clínicos ocupados.
Confira os locais de vacinação e testagem:
COMPARTILHE