COMPARTILHE
Uma vistoria feita pela Comissão de Saúde e Bem Estar Social da Câmara Municipal de Niterói, nesta sexta-feira (14), encontrou o Posto Médico de Família do Engenho do Mato em condição insalubre. Fechado há dois dias por falta de energia, o prédio ainda estava inundado por causa da última chuva, de quarta-feira (12), e mostrava paredes despencando e teto pingando por causa da infiltração.
Funcionários contaram à comitiva que fez a vistoria, por voltas das 16h, que um eletricista foi chamado no dia 11 para religar a luz, mas que a água caindo do teto era tanta que a luz logo acabou de novo.
Um dos funcionários que não quis se identificar contou que o prédio já representava um risco à segurança dos pacientes, funcionários e ao patrimônio:
– Ontem estava tudo sem luz, aí ele fecharam. Hoje (11), conseguiram fazer uma gambiarra, a luz voltou, mas o eletricista disse que a qualquer momento podia acabar de novo, porque o disjuntor não está conseguindo aguentar aquela quantidade toda de água na fiação. Então, é até melhor que fique sem luz, porque com a luz ali ligada, computador ligado, tudo ligado, o risco de incêndio ali é muito grande. Está muito difícil.
No dia seguinte, a luz voltou a cair e o prédio precisou ser fechado, e os equipamentos todos desligados. A sala de medicamentos também inundou, e geladeiras e outros equipamentos, foram desligados da tomada.
O Presidente da Comissão de Saúde, Paulo Eduardo Gomes (PSol), afirmou que vai enviar à Secretaria Municipal de Saúde uma minuta informando as condições em que encontrou o posto Médico de Família do Engenho do Mato, além de pedir explicações sobre as precárias condições de funcionamento do local. Segundo ele, moradores também reclamam a falta de médicos.
COMPARTILHE