Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Portões principais do Campo de São Bento continuam fechados e irritam moradores

COMPARTILHE

Idosos e pais de crianças reclamam de ter que dar enorme volta quando quase tudo na cidade já foi reaberto na pandemia
Portão do Campo de São Bento na Roberto Silveira segue fechado : Foto- Livia Figueiredo
Portão do Campo de São Bento na Roberto Silveira segue fechado / Foto: Livia Figueiredo

Um ano e meio depois do início da pandemia, os dois principais portões do Campo de São Bento, na Rua Gavião Peixoto e na Avenida Roberto Silveira, em Icaraí, continuam fechados pela Prefeitura, inclusive nos fins de semana. A pergunta que idosos, pais de bebês e de alunos de escolas da área se fazem é: por que os dois portões maiores estão lacrados, provocando até aglomerações nos dois menores e laterais, se quase tudo na cidade já foi reaberto?

– Eu não consigo entender as razões para isso. Neste domingo que passou, como tem sido em todos os fins de semana, o Campo de São Bento estava lotado. Havia filas e aglomerações nos portões da Lopes Trovão e da Domingues de Sá. Por que as entradas da Roberto Silveira e Gavião continuam fechadas? Para ir à missa na Porciúncula e voltar, minha mãe, que tem 86 anos e mora na Paulo Gustavo, tem de dar uma volta enorme. Não vejo explicações para isso, até porque está tudo liberado e lotado em Icaraí – diz uma moradora do bairro que mora na Lopes Trovão.

Muita gente do bairro lembra que, numa das flexibilizações da Prefeitura, antes das eleições do ano passado, a Prefeitura passou meses mantendo os dois portões principais abertos aos fins de semana. Depois, com o recrudescimento da pandemia, este ano, voltou a fechá-los para jamais voltar a abrir, o que causa indignação.

– Outro dia vi uma conversa do meu filho com três amigos, todos moradores de Icaraí, e eles falavam só disso, que não há motivos para os portões continuarem fechados, que não faz sentido. E olha que eram jovens na faixa de 25 anos. Acho que isso afeta o bairro todo e também visitantes. E não dá mesmo pra entender – contou o promotor Giovani Fajardo, de 60 anos, morador da Herotides de Oliveira.

Entrada pela Rua Gavião Peixoto também fechada / Foto: Livia Figueiredo

O argumento de moradores e visitantes é que, com mais portões abertos, inclusive os maiores e principais, não haveria tanta aglomerações nos laterais nos fins de semana e os frequentadores do espaço de lazer seriam poupados de dar voltas, no caso de quem tem dificuldade de locomoção, é idoso ou tem filhos crianças que usam carrinho.

Pais e alunos cruzam o Campo de São Bento na saída da escola localizada no parque. Foto de leitor

Com a volta às aulas presenciais nas redes públicas municipal e estadual, fica ainda mais difícil de entender por que só dois portões do Campo de São Bento estão abertos, já que o parque é passagem para inúmeros pais e alunos que precisam acessar as escolas ali e ao redor.

Prefeitura não explica

Procurada há mais de uma semana, a Prefeitura de Niterói não respondeu por que mantêm os portões principais do Campo de São Bento fechados.

COMPARTILHE