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Portas fechadas e prejuízo por falta de luz em São Francisco, Niterói

Por Redação
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Restaurantes desistiram de abrir depois de perderem o horário de almoço. Em Icaraí, parte do comércio também fechou por falta de luz
são francisco sem luz
Polo gastronômico de São Francisco fechado no domingo por falta de luz. Foto: leitor

Nos bares e restaurantes da praia de São Francisco funcionários esperam, do lado de fora, pela volta de energia, sem saber se vão abrir ou não, no  domingo (19/11), mais de 12 horas após o temporal de sábado à noite.

– Estamos sem luz desde ontem. Não dá para abrir – explicam.

Leia mais: Niterói em estado de emergência

Alguns restaurantes desistiram de abrir, depois de perderem o horário de almoço. Só esperam a volta da energia para estimar as perdas de alimentos. Alguns bares ainda têm esperança na volta do fornecimento para abrir à noite. Porém, o problema na interrupção do serviço da Enel tem, desde já, uma mesma consequência para todo mundo: prejuízo.

A comerciante Cristina Couto, que produz alimentos congelados, passou boa parte do fim de semana descartando os alimentos que perdeu pela queda de energia. Passou mais de 30 horas sem luz e não conseguiu salvar muita coisa. Ela é outros comerciantes já se mobilizam nas redes sociais para acionar judicialmente a Enel, depois de tentar contato sem sucesso para resolver o problema.

Em Icaraí, por volta das 14h de domingo (19) parte do comércio da Rua Paulo Guatavo se encontrava fechado, inclusive padaria, por falta de luz, iniciada no sábado.

Enel

A Enel não deu maiores explicações sobre os problemas em Niterói. Informou apenas que está trabalhando na recuperação da rede elétrica sem dar uma previsão para a normalização do serviço. Veja a nota:

“A Enel Distribuição Rio informa que a tempestade, com chuva, rajadas de vento e descargas atmosféricas, registrada durante o início da noite de sábado (18) nas regiões Serrana, Magé, Niterói e São Gonçalo causaram danos severos à rede elétrica, interrompendo o fornecimento de energia de parte dos clientes destas localidades. Dando sequência ao plano verão preparado para este período crítico, foi acionado imediatamente um reforço no número de equipes em campo para agilizar o atendimento às emergências. Em situações de contingência, devido ao alto volume de chamadas no call center, a empresa orienta que os clientes utilizem os canais digitais para agilizar o atendimento. A empresa reforçou a estrutura em todos os canais de comunicação direta para ingresso das solicitações. O cliente pode registrar falta de energia pelo WhatsApp, enviando uma mensagem para (21 99601-9608). Além do WhatsApp, a companhia orienta que que as solicitações de falta de luz sejam feitas pelo App Enel Rio ou site www.enel.com.br

No sábado à tarde, a concessionária de energia elétrica que atende Niterói divulgou seu plano de verão. De acordo com o comunicado da empresa, “um forte esquema especial de operação e atendimento” foi preparado pela Enel para enfrentar “o período desafiador do verão”., estação do ano caracterizado por fortes, mas rápidas chuvas. De acordo com a empresa, o plano de verão “garante um aumento representativo no número de equipes emergenciais em campo em caso de contingências severas, além do dobro da capacidade de atendimento aos clientes pelos canais da companhia”.

CPI

Está em andamento uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Enel, instaurada em março passado, na Câmara Municipal de Niterói,.A última iniciativa da CPI aconteceu em agosto, quando foi realizada uma audiência com a participação do Secretário Nacional de Defesa do Consumidor, Wadih Damous. Diante dos últimos acontecimentos, A Seguir entrou em contato com o presidente da CPI, vereador Leonardo Giordano, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

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