COMPARTILHE
Uma ponte que liga a Ilha do Caju à Ilha da Conceição, na zona portuária de Niterói ameaça cair. O alerta foi dado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio.
Leia mais: Favela em Niterói concentra até 30 estabelecimentos religiosos sem nenhuma escola
Instalada perto da Ponte Rio-Niterói, na Baía de Guanabara, com cerca de cem metros de extensão, a ponte na Ilha da Conceição, de acordo com o Crea-RJ, se encontra em “péssimas condições” e pode “provocar um grave acidente – inclusive ambiental”:
– Identificamos que há falta total de manutenção e de recuperação das estruturas de uma ponte onde há tráfego intenso de caminhões, até com combustível. Sob a ponte, circulam também pequenas embarcações A queda desta ponte pode representar um risco ambiental muito grande para a Baía de Guanabara – afirmou o presidente do Crea-RJ, engenheiro Miguel Fernández.
Segundo ele, a prefeitura de Niterói já foi alertada para o problema por intermédio de um ofício encaminhado para a secretaria municipal de Defesa Civil e Geotécnica de Niterói.
Uma equipe de fiscalização do Crea-RJ vistoriou o local após o recebimento de uma denúncia anônima. Na opinião de Fernández, o tráfego na ponte deveria ser interrompido até que sua estrutura seja recuperada.
O Crea-RJ constatou que a ponte tem vários pontos em que o concreto e a ferragem estão corroídos. Além disso, a sinalização luminosa do local está desativada, “o que pode facilitar a ocorrência de acidentes entre os veículos que circulam pelo local”. Os fiscais observaram também que, em dois pontos, foi rompido o lacre que interditava a passagem de pedestres, colocado pela secretaria de Defesa Civil de Niterói. A passagem de pedestres é usada, inclusive, por pescadores.
Segundo o Crea-RJ, em junho de 2021, a secretaria de Defesa Civil de Niterói interditou a passarela de pedestres na ponte de acesso à Ilha do Caju, “tendo em vista o risco de acidentes associados ao piso e a falta de guarda-corpos em alguns trechos”.
COMPARTILHE