Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Ponte de Pedra é tombada como Patrimônio Histórico de Niterói

COMPARTILHE

Estrutura do século XIX foi encontrada em dezembro por uma equipe de voluntários do Parnit e recuperada ao longo de quatro meses
Ponte de Pedra é tombada como Patrimônio Histórico de Niterói
Ponte de Pedra foi encontrada em dezembro. Foto: Douglas Macedo/Prefeitura de Niterói

A Ponte de Pedra encontrada no Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit) agora faz parte do Patrimônio Histórico, Cultural e Arquitetônico da cidade. A Prefeitura publicou, na edição desta terça-feira (20) do Diário Oficial, a lei que determina o tombamento da estrutura.

O projeto foi de autoria do vereador Leandro Portugal (PV). Na publicação, a Prefeitura destaca, ainda, que o tombamento “se estende aos demais elementos de natureza histórica, cultural e arquitetônica presentes no PARNIT, os quais também deverão ser inventariados e registrados”.

A Ponte de Pedra foi descoberta em dezembro de 2020 por voluntários, que durante quatro meses realizaram um minuciosos trabalho de escavação de forma independente. O que se descobriu foi um monumento construído por africanos escravizados na década de 1830, como parte da Trilha Colonial, para passagem de indígenas e mercadores.

A pesquisa mostra, ainda, que o local remonta ao cotidiano da região entre a Serra da Barra de Piratininga, de um lado, e o Morro da Viração do outro, onde ocorria a ligação entre as antigas freguesias rurais de Nossa Senhora de Bonsucesso de Piratininga e de São Sebastião de Itaipu, com as demais freguesias do Recôncavo da Guanabara até o final do século XIX. Revela mais um recanto bucólico da cidade que tem que ser preservado.

COMPARTILHE