COMPARTILHE
Um mutirão de consultas e exames para prevenção e combate ao Glaucoma será realizado na quarta-feira (29), na Policlínica Sergio Arouca, no Vital Brazil, das 8h às 12h.
O Glaucoma é uma doença ocular caracterizada por alteração do nervo óptico que leva a um dano irreversível das fibras nervosas. Consequentemente, leva à diminuição ou à perda de campo visual, além de vista embaçada. Essa lesão pode ser causada por um aumento da pressão ocular ou por uma alteração do fluxo sanguíneo na cabeça do nervo óptico.
Leia mais: Os riscos de Niterói diante da emergência climática
Na maioria dos casos, o paciente não apresenta sintomas — por isso o glaucoma é considerado a principal causa de cegueira irreversível. A data de 26 de maio é o Dia Nacional da Atenção ao Glaucoma.
– A doença pode estar presente e a pessoa não percebe, causando uma piora do quadro e, progressivamente, uma lesão irreversível do nervo que, por sua vez, afeta o campo de visão. O Glaucoma não tem cura, mas tem tratamento se detectado em tempo – explicou o oftalmologista Daniel Pegado, um dos diretores do Instituto de Assistência e Pesquisa (IBAP), entidade responsável pelo mutirão.
Criado há 41 anos, o IBAP atende cerca de 5 mil pessoas por mês, via SUS. Também forma e desenvolve estudantes e profissionais com sua Escola de Oftalmologia.
A Policlínica Sergio Arouca, que faz parte da rede municipal de saúde de Niterói, fica na rua Vital Brazil Filho, s/n.
O IBAP fica na Av Amaral Peixoto, 36, 2o andar, no Centro de Niterói.
COMPARTILHE