COMPARTILHE
Nesta sexta-feira (11), começa por Piratininga a programação de shows que vão celebrar o aniversário de 449 anos de Niterói. Organizada pela Prefeitura, a grande atração da estreia é a apresentação dos cantores Chico César e Geraldo Azevedo, às 21h. Na abertura, às 19h, estará Lucas Felix.
Os eventos são gratuitos e serão realizados até o final do mês, também em outros locais da cidade. Para ao próximo final de semana, ainda estão previstas apresentações, do sambista Diogo Nogueira e do sertanejo niteroiense João Gabriel.
Leia mais: Teatro e festival de baixo são opções de programação em Niterói
Duas vozes e dois violões de épocas diferentes, mas com raízes muito parecidas. Sertanejos de estados vizinhos, Geraldo Azevedo (Petrolina, PE) e Chico César (Catolé do Rocha, PB) trazem o acento nordestino em seus cancioneiros, que se misturam no show “Violivoz” que os artistas apresentam em Niterói.
Esse trabalho em conjunto começou em 2019. Foi interrompido pela pandemia do Coronavírus e voltou a circular pelo Brasil no final do ano passado.
– “Violivoz” é mais que um show pra mim. É como se fosse uma espécie de portal em que entro para realizar meus sonhos de adolescente do sertão paraibano. Geraldo Azevedo é um mestre que me dá a oportunidade desse encontro – afirma Chico em material promocional da turnê , que complementa: – Tão importante quanto tentar aprender algumas de suas canções, que o público de todo o Brasil canta aos brados, é observá-lo abrir-se para apreender as minhas e nos misturarmo-nos. A minha música deriva incondicionalmente da dele. Não seria de outra maneira.
– Tenho grande admiração por esse artista e por essa pessoa linda que é Chico César. Os primeiros encontros que tivemos para os ensaios foram surpreendentes e eu confirmei o grande músico que ele é. Nossa interação no palco é fantástica porque nós dois gostamos muito de tocar. Adoro a música de Chico e vejo que ele também tem uma relação muito grande com o meu trabalho – “devolve” Geraldo.
Segundo ele, o mais difícil para os dois foi montar o repertório do show, diante da quantidade de composições e sucessos de cada um deles. Com duas horas de duração, Chico e Geraldo cantam clássicos que todos conhecem de cor como “Dia Branco”; “Deus me Proteja”; “É só Pensar em Você”; “Moça Bonita”; “Onde Estará o Meu Amor”; “Taxi Lunar”; “Bicho de 7 Cabeças”; “Quando Fevereiro Chegar”; “Mama África”; dentre muitas outras.
O cantor Diogo Nogueira tem percorrido o país, desde o ano passado, com a turnê “Samba de Verão” . Os shows são parte de um projeto – de mesmo nome – lançado anteriormente por Diogo. Trata-se de uma trilogia audiovisual com três álbuns, – “Sol”, “Céu” e “Lua” – gravada numa balsa na Baía da Guanabara com a vista privilegiada do Rio de Janeiro e a silhueta das montanhas da cidade ao fundo.
– Escolhi um repertório pra todo mundo aquecer a alma – diz o artista em material promocional da turnê.
Nesse repertório estão sucessos como “Bota Pra Tocar Tim Maia”, “Ouro da Mina”, “Pé na Areia”, “Alma Boêmia”, “Clareou”, “Flor de Caña” e “Deu Samba”, entre outras.
O niteroiense João Gabriel é uma das maiores revelações da música sertaneja. Ele começou a cantar aos oito anos de idade, na noite de sua cidade natal, no bar Brasileirinho, às sextas-feiras. Aos domingos, apresentava-se no Haras São Sebastião, onde começou a cultivar um grande público. Às quartas-feiras, fazia parte da banda Cartão Postal, que tocava no Baile da Terceira Idade, no Clube Canto do Rio, onde recebia um público de 600 pessoas.
Aos nove anos, a convite da Prefeitura do Rio de Janeiro fez o show de abertura para a cantora Selma Reis, na Praia do Arpoador, no Projeto Som nas Ondas, para aproximadamente 20 mil pessoas.
De lá para cá, João Gabriel lançou seis álbuns. O CD “Mais de Mim”, de 2016, conta com a participação de referências da música sertaneja brasileira como João Bosco & Vinícius na música “Coloca Aí no Viva Voz”, Maiara & Maraísa na música “Amanhã Tem Mais” e Thaeme & Thiago na música “Dois Idiotas”. Sua canção “Eu Quero sempre Mais” fez parte da trilha sonora da novela global “O Outro Lado do Paraíso”.
O cantor niteroiense, agora aos 37 anos, conta hoje com mais de 10 milhões de visualizações no YouTube. Em agosto de 2019, ele lançou o seu primeiro EP/DVD digital, “João Gabriel no Morro”, via Universal Music. O artista apresentou o show de lançamento no Morro da Urca, o mesmo cartão postal carioca onde foi gravado o EP, base do show que fará em Niterói.
Programação – Aniversário de Niterói – 449 Anos
11/11 – Piratininga
19h Lucas Felix
21h Chico César e Geraldo Azevedo
12/11 – Piratininga
19h Inácio Rios
21h Diogo Nogueira
13/11 – Piratininga
17h30 Mullatto
19h30 João Gabriel
COMPARTILHE