Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Pesquisas eleitorais de Niterói impugnadas pela Justiça Eleitoral

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Casos envolvem os candidatos do PDT e PL à prefeitura; sentenças foram dadas pela mesma juíza da 72ª Zona Eleitoral
Urna eletrônica
Pesquisas foram feitas pelo Instituto Gerp e Intelligence Pesquisa e Comunicação. Foto: arquivo A Seguir Niterói

Uma pesquisa feita pelo Instituto Gerp e divulgada na segunda-feira (16), pela campanha de Rodrigo Neves, candidato do PDT à  prefeitura de Niterói foi impugnada, nesta terça-feira (17) pela Justiça Eleitoral.

A ação foi movida por Carlos Jordy, candidato do PL no mesmo pleito, contra o Instituto Gerp e Tribuna da Imprensa online.

Na sua sentença, a juíza da 72ª Zona Eleitoral de Niterói, Simone Ramalho Novaes, observa que a ação foi movida sobre a alegação que a pesquisa estaria em desacordo com a legislação eleitoral vigente,”sobretudo em razão de ausência de informações claras sobre o responsável pelo custeio, somado ao fato de constar que o pagamento teria sido feito com recursos do fundo partidário, apresentando, dentre várias circunstâncias, fragilidades no sistema de controle, dado que as entrevistas foram realizadas por telefone”

‘Mesmo a pesquisa já tendo sido divulgada no dia de ontem (16/09/2024), faz-se imperioso que a divulgação da mesma seja, por ora, descontinuada, a fim de que seja possível realizar a instrução probatória necessária sobre sua estrita legalidade e que sejam cessados eventuais prejuízos ao pleito eleitoral vigente”, afirma a juíza em um trecho da sentença.

Em caso de descumprimento da sentença, os réus serão multados em R$ 5 mil, por dia.

A mesma juíza, no domingo (15), impugnou a divulgação de uma pesquisa contratada pelo jornal O Fluminense por “suspeita de manipulação de dados para distorcer o resultado”.

O responsável pelo levantamento foi o Intelligence Pesquisa e Comunicação, registrado sob o CNPJ de Costa e Mariath Ltda, um instituto que estaria envolvido em diversas denúncias de fraude eleitoral em municípios do Rio de Janeiro.

A decisão acolheu um pedido do Ministério Público Eleitoral, acionado pelos advogados do PDT. A pesquisa em questão beneficiaria o candidato do PL à prefeitura. A sentença também previa pagamento de multados em R$ 5 mil, por dia, em caso de descumprimento da sentença.

COMPARTILHE