4 de dezembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Pesquisa mostra empate técnico entre Cláudio Castro e Freixo para governador do Rio

Por Redação

COMPARTILHE

Atual governador lidera, mas diferença para o segundo colocado é de apenas quatro pontos percentuais
claudio castro washington reis
O bolsonarista Cláudio Castro (à direita), com seu vice: envolvido em escândalos mas ainda à frente das pesquisas

A campanha eleitoral começa oficialmente nesta terça-feira (16) com a disputa embolada no Rio de Janeiro. O atual governador e candidato à reeleição, o bolsonarista Cláudio Castro (PL), está tecnicamente empatado com o segundo colocado, o deputado Marcelo Freixo (PSB), que tem o apoio do ex-presidente Lula.

Segundo pesquisa do Ipec (ex-Ibope) encomendada pela Rede Globo, Cláudio Castro tem hoje 21% das intenções de voto, seguido de perto por Freixo, com 17%. A margem de erro é de três pontos percentuais, o que configura um empate técnico.

A pesquisa não é boa para o governador. Envolvido em escândalo de pagamento secreto e acusado de usar politicamente o dinheiro da venda da Cedae, Castro é escolhido hoje por apenas um quinto do eleitorado, o que é pouco perto do apoio da imensa maioria dos 92 prefeitos do estado. Segundo levantamento recente, mais de 80 deles apoiam o bolsonarista.

Ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT) não conseguiu melhorar seu desempenho à véspera da abertura oficial da campanha: amarga meros 5% das intenções de voto, segundo o Ipec.

O ex-governador Wilson Witzel, apesar de ter tido os direitos políticos cassados, se registrou e aparece na pesquisa em empate técnico com Rodrigo Neves, com 4%. Witzel, porém, não poderá se candidatar de fato. Os demais candidatos tiveram desempenho pífio.

Os eleitores que hoje dizem preferir votar em branco ou anular somam 29%, mais do que o percentual do líder na pesquisa. O Ipec ouviu 1.200 eleitores no Estado do Rio entre os dias 12 e 14 de agosto.

COMPARTILHE