Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Peça sobre Cora Carolina retorna a Niterói

Por Livia Figueiredo
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Espetáculo reúne passagens de sua vida e diversos poemas retirados dos livros que falam sobre a força feminina
Captura de Tela 2024-04-11 às 14.43.22
“Cora do Rio Vermelho” entra em cartaz em curta temporada no Theatro Municipal. Foto: Divulgação

O monólogo “Cora do Rio Vermelho“, com a atriz Raquel Penner, retorna a Niterói para três apresentações nesta sexta (12) e fim de semana, no Theatro Municipal de Niterói. Com direção de Isaac Bernat e dramaturgia de Leonardo Simões, o espetáculo reúne textos e poemas que falam sobre a força feminina e a alma da mulher brasileira. O título da peça faz referência ao rio que banha Goiás.

Os ingressos estão a venda e podem ser adquiridos na plataforma Sympla ou na bilheteria do Theatro.

Leia mais: Roberto Carlos anuncia nova data em Niterói após alta procura

O espetáculo “Cora do Rio Vermelho” é a realização de um desejo de longa data da atriz Raquel Penner de montar o seu primeiro monólogo. Foi quando resolveu começar a anotar frases, desejos e pensamentos soltos que, frequentemente, falavam sobre o universo da mulher brasileira.

Ao reler a obra de Cora Coralina, a atriz percebeu que a poesia e os contos da escritora e doceira goiana iam justamente de encontro à sua inquietação artística.

– Cora Coralina foi uma mulher múltipla e libertária. Removeu pedras e abriu caminhos para outras mulheres – afirmou Raquel Penner.

Repertório e livros

A peça reúne passagens de sua vida e diversos poemas retirados dos livros “Vintém de cobre – meias confissões de Aninha“; “Meu Livro de Cordel“; “Villa Boa de Goyaz“; e “Poemas dos becos de Goiás e estórias mais“.

No repertório, músicas populares unem vozes femininas de cantoras-atrizes do cenário teatral brasileiro: Aline Peixoto, Chiara Santoro, Clara Santhana, Cyda Moreno e Soraya Ravenle.

Leia também: Sucesso no sertanejo, Gusttavo Lima faz show em Niterói

Sobre Cora Coralina

Pseudônimo de Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, Cora Coralina (1889 – 1985) é considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras. Nascida na cidade de Goiás, ela viveu mais de quatro décadas em São Paulo.

Apesar de escrever seus versos desde a adolescência, ganhava a vida como doceira, e seu primeiro livro só foi publicado em junho de 1965, quando tinha quase 76 anos de idade. Escreveu sobre os lugares onde viveu, as pessoas com as quais se relacionou e a natureza que observava.

O projeto “Cora do Rio Vermelho – Semeando histórias em Niterói” foi contemplado pelo Edital Fomentão e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Niterói.

Serviço:

Datas: 12, 13 e 14 de abril
Horário: Sexta-feira às 20h; Sábado e domingo às 18h
Duração: 80 min
Classificação indicativa: 10 anos
Ingressos: R$ 20 (inteira)
Vendas pelo pelo Sympla, ou na bilheteria do Theatro Municipal de Niterói)

Local: Theatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35 – Centro, Niterói
Telefone de contato: (21) 3628-6908

COMPARTILHE