Niterói por niterói

Publicado

Peça sobre a imperatriz Maria Leopoldina e sua participação na Independência do Brasil entra em cartaz, em Niterói

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Apresentação terá curta temporada, na sexta (16) e sábado (17), no Scuola di Cultura, em São Francisco. A entrada é franca
Captura de Tela 2023-03-15 às 13.06.30
Peça aborda um viés da história do Brasil pouco abordado. Foto: Divulgação

O centro cultural, Scuola di Cultura, em São Francisco, dá continuidade à programação de eventos do ano com a peça “Maria Leopoldina: pedras, perdas e partos”, nesta sexta (16) e sábado (17), às 19h. A entrada é franca. Com texto de Gabriela Estevão e direção de Mariah Miguel, os atores Karina Duarte Puri e Pedro Monteiro entram em cena para apresentar ao público uma outra Maria: a Maria da terra.

O texto parte de uma abordagem que maioria dos livros de história não contempla: coube a uma mulher assinar o documento oficial que deu a Independência ao Brasil. A peça critica o que os brancos chamavam de “independência” sob o viés da invasão, do genocídio, da metrópole colonial.

Leia mais: No mês das mulheres, peça sobre Cora Coralina retorna ao Teatro da UFF

Sobre a peça

No dia 2 de setembro de 1822, um pouco antes da proclamação por Dom Pedro I, Maria Leopoldina deliberou a separação do Brasil com Portugal. O espetáculo propõe uma reparação histórica do papel da imperatriz, assim como das brasileiras que lutaram pela independência, nos primórdios do Brasil Império.

Para contar essa história a partir de marcadores historicamente invisibilizados, a atriz indígena Karina Duarte Puri, revelada pelo Grupo de Teatro Nós do Morro, da Comunidade do Vidigal, dará voz e protagonismo a uma etnia usurpada de sua posse originária sobre as terras brasileiras. A dramaturgia é original e se constrói a partir de registros históricos de Leopoldina e das memórias da atriz sob o olhar dos povos ancestrais acerca da ideia branca de “independência”.

Serviço

Datas: 16 e 17 de março

Horário: 19h

Local: Scuola di Cultura

Endereço: Av. Pres. Roosevelt, 1063 – São Francisco, Niterói

Entrada Franca

COMPARTILHE