COMPARTILHE
Um pássaro típico da região de Saquarema serviu de inspiração para o mascote da etapa brasileira da World Surf League (WSL). O Saquá fará sua estreia na competição no próximo dia 22.
Leia mais: Conheça Isabel Swan, das Olimpíadas à disputa da vice-prefeitura de Niterói
– Mascotes atuam como uma espécie de ‘embaixadores’ do evento e, na maior parte das vezes, representam a cultura e os valores locais. Têm como um dos principais objetivos fazer uma conexão emocional com o público, especialmente com as crianças, tornando o evento mais acessível e divertido – explicou Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina.
Mais do que típicos, pássaros estão na origem do nome da cidade. Habitada originariamente por indígenas, dominaram a parte litorânea onde hoje se localiza a sede do município. Eles apelidaram a lagoa de “Socó-Rema” que, em Tupi, significa bandos de socós, ave pernalta abundante à época. Com a evolução da linguagem, o local passou a se chamar Saquarema.
Segundo Gilmar Rocha de Magalhães, secretário municipal de Meio Ambiente, as aves que ainda habitam a região e inspiraram a criação do mascote, têm hábitos aquáticos e “representam o resgate e o protagonismo” da História do município:
– O mascote Saquá vai representar também a valorização de nossa fauna. Pode, também, despertar a conscientização e a sensibilidade do público visitante sobre a importância da preservação e a integração das atividades humanas com a natureza. O crescimento das cidades não deve diminuir nosso contato com a natureza e mascote é capaz de criar esse vínculo, principalmente com crianças e jovens. Pode ser o primeiro passo para conscientização ambiental e a construção de uma nova relação entre o homem e a natureza – afirmou.
O Saquá veste uma blusa de lycra amarela, não por acaso. Na WSL os surfistas que a usam são os líderes do ranking na temporada. Nas costas, o número 6 é em referência ao número de etapas do CT que a cidade de Saquarema já recebeu até o momento.
Com etapas do Championship Tour, Challenger Series e outros eventos da modalidade, a cidade de Saquarema já é conhecida como o “Maracanã do Surfe” e conhecerá, em junho, o novo vencedor do Vivo Rio Pro, a etapa brasileira da WSL, que vai até o dia 30. Em 2023, o brasileiro Yago Dora terminou em primeiro lugar após garantir uma nota 10 na bateria final do evento.
COMPARTILHE