Niterói por niterói

Publicado

Parque Rural realiza atividades gratuitas sobre Folclore Brasileiro neste sábado

Contação de histórias, oficinas de chapéus de boi, passeio a cavalo e apresentação interativa de carimbó são algumas das atividades
Foto- Divulgação Parque Rural
Foto: Divulgação Parque Rural

O Parque Rural irá promover uma manhã de atividades gratuitas sobre o folclore brasileiro nste sábado (4), a partir das 10h, no Engenho do Mato. O Projeto “Uma Manhã no Parque – Vem Folclorear” é destinado a todas as idades. O público poderá participar da contação de histórias, vivências instrumentais, oficinas de chapéus de boi com fitas coloridas, passeio a cavalo e uma apresentação interativa de carimbó, ritmo amazônico típico do Pará, que nasceu das mãos calejadas e dos pés descalços dos agricultores paraenses.

A coordenadora geral do Parque Rural de Niterói, Simone Siqueira, ressalta a importância do fortalecimento da cultura nacional:

– O conhecimento da cultura reforça a valorização bem como o incentivo ao desenvolvimento da região. Devemos conhecer e experimentar culturas como forma de valorizar a diversidade dos povos e transmitir para as futuras gerações o conhecimento adquirido – disse Simone.

Agenda

As atividades começam às 10h com as oficinas elaboradas pelo Grupo Carimbó da Pedra, da Região Oceânica de Niterói, composto por artistas e pesquisadores paraenses e fluminenses. O intuito é valorizar e difundir para a população fluminense a cultura tradicional e popular do estado do Pará, especialmente o carimbó.

A contação de histórias e apresentação junto às oficinas terão efeitos sonoros e participação da plateia. O chapéu de boi confeccionado na oficina será levado para casa pelos primeiros 15 inscritos por ordem de chegada. Neste dia, também será iniciada a construção de um boi-bumbá para o Espaço do Parque Rural de Niterói, o qual será batizado pelos participantes e seguirá em cortejo na próxima atividade, que acontecerá dia 11 de setembro.

O passeio a cavalo será realizado após as atividades folclóricas com os participantes. É necessário respeitar o turno de uma hora. O passeio acontece na pista coberta e é organizado por chegada e redirecionamento do público infantil participante das oficinas, como preferência. Caso alguma atividade tenha lotação acima do número previsto e possível de participantes, o público será direcionado para atividades paralelas.

Serviço: Uma Manhã no Parque – Vem Folclorear

Data: 04 de setembro (sábado)
Horário: A partir das 10h
Classificação: Livre – Atividades gratuitas
Endereço: Parque Rural de Niterói, área da Sede Administrativa (Rua São Sebastião s/n – Engenho do Mato)
Para mais informações: cultura.parqueruralniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email