Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Parque Florestal do Baldeador é opção de lazer na Zona Norte de Niterói

Por Redação
| aseguir@gmail.com

COMPARTILHE

Nova área para crianças fica nos limites de Fonseca, Santa Bárbara e Caramujo
Parque naturalizado do Baldeador II
Parque foi planejado para oferecer contato com a natureza, brincadeiras e atividades; prefeitura planeja ter 15 áreas deste tipo

O Parque Natural Municipal Floresta do Baldeador, localizado na Zona Norte, é o mais novo endereço da cidade para as crianças, com brinquedos construídos com elementos naturais que incentivam atividades ao ar livre e o vínculo com a natureza, inaugurado neste sábado (13).

O parque do Baldeador foi desenvolvido a partir de oficinas de construção de brinquedos com a participação de estudantes da rede municipal de ensino. A inauguração contou com atividades como contação de histórias, brincadeiras ao ar livre e apresentação de talentos. O Parque Floresta do Baldeador fica na Estrada Bento Pestana, nº 947, bairro Baldeador.

Previsão de 15 parques

A prefeitura apresenta o projeto como parque “naturalizado”, um conceito que aproveita as características do terreno para oferecer às crianças um lugar para ter contato com a natureza. O Baldeador é terceiro do tipo no município. O primeiro foi construído na Praça Flávio Palmier, no Barreto. Até 2024, a previsão é que a cidade tenha 15 espaços do tipo, em regiões mapeadas com base em áreas de vulnerabilidade social, reservas ambientais, infraestruturas urbanas e equipamentos públicos, como postos de saúde e Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs).

O parque é dividido em zonas de brincar para crianças de idades variadas, onde cada zona oferece diferentes interações, estímulos e complexidades.

Em 2020, o município passou a integrar a rede Urban95, iniciativa internacional da Fundação Bernard Van Leer, que pretende formar uma rede brasileira pela primeira infância, com o objetivo de incluir os pequenos cidadãos nas tomadas de decisão do planejamento urbano e na construção de estratégias para melhorias da cidade.

COMPARTILHE