Niterói por niterói

Publicado

Parnit é tema de concurso fotográfico lançado pela Prefeitura de Niterói

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

O objetivo é reunir registros para fazer parte de uma publicação que marcará, em 2024, os 10 anos de criação do Parque da Cidade
Rota Charles Darwin (2) (1)
Um trecho da Rota Charles Darwin que passa pelo Pernit. Fotos: Prefeitura de Niterói

A Prefeitura de Niterói lançou um concurso fotográfico tendo como tema “Parque Natural Municipal de Niterói”. O objetivo é reunir registros de moradores e turistas que serão selecionados para fazer parte de uma publicação que marcará, em 2024, os 10 anos de criação do Parnit, que tem como sede o Parque da Cidade.

Serão aceitas imagens da fauna, flora, áreas de uso público, fotografias aéreas ou qualquer outro elemento ou atividade em toda a extensão do parque.

Leia mais: O Centro de Niterói em debate: entre o abandono e a construção de novos prédios

O Parnit tem uma extensão de 16,3 milhões de metros quadrados e abrange as seguintes áreas: Setor Montanha da Viração: Morro da Viração, Pedra do Santo Inácio, Parque da Cidade ; Setor Costeiro-Lagunar: Praia do Sossego, Ilha do Pontal, Laguna de Piratininga, Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis, Ilha do Modesto, Ilha do Veado e afloramento rochoso da Ponta da Galheta/Pedra da Baleia; Setor Guanabara: Ilha da Boa Viagem, Ilha dos Cardos, Pedra de Itapuca, Pedra do Índio e cavernas situadas nas encostas sob o Museu de Arte Contemporânea (MAC).

Ilha do Pontal.

Segundo informou a Prefeitura, o Parnit foi selecionado para participar do Programa de Aceleração para Unidades de Conservação Municipais. A iniciativa é desenvolvida pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, organização não governamental internacional que promove o desenvolvimento sustentável, fornecendo consultoria técnica para governos locais.

Também de acordo com a Prefeitura, Niterói conta com 56 % de áreas protegidas ou 22,5 milhões de metros quadrados de áreas protegidas no município.

A coordenação do concurso fotográfico cabe à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade:

– Serão vários contemplados, que receberão o exemplar do livro. Não é pela premiação, é pelo significado participativo da população. O concurso também visa estimular o olhar sensível sobre o Parnit e a geografia na qual está inserido, divulgar as belezas do parque sob a ótica dos que usufruem dos espaços. Isso também é uma forma de preservação – afirmou o secretário Rafael Robertson.

Os interessados terão até o dia 30 de setembro para mandar o material fotográfico. As fotos devem ser enviadas para projetos.areasverdes@gmail.com

COMPARTILHE