Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Paratleta niteroiense disputa o ‘Oscar’ dos eventos em mar aberto no mundo

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

O nadador Guilherme Linhares de Oliveira Gomes foi indicado ao WOWSA Awards 2022 por nadar do Leme à Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro
guilherme gomes
Guilherme concorre na categoria Paratleta do Ano. Foto: Thaís Pacheco

Três nadadores brasileiros concorrem a uma premiação no World Open Water (WOWSA) Awards 2022, o “Oscar” dos eventos de águas abertas do mundo. Dentre eles está o niteroiense Guilherme Linhares de Oliveira Gomes, que disputa na categoria Paratleta do Ano.

Leia mais: Niterói terá primeiro evento de capoeira acessível

A baiana Ana Marcela concorre na categoria Mulher do Ano e o carioca Adherbal de Oliveira na categoria Performance do Ano.

Nascida em Salvador, Ana Marcela da Cunha é uma campeã olímpica que compete em provas de maratona aquática. Foi campeã do prêmio de maior nadadora de águas abertas do mundo por seis vezes (2010, 2014, 2015, 2017, 2018 e 2019). Nos Jogos Olímpicos de 2020, sagrou-se campeã olímpica, ao vencer a maratona aquática nas águas da Baía de Tóquio.

Adherbal de Oliveira venceu a premiação em 2019. Ele já ganhou algumas das mais importantes provas de natação em águas abertas do mundo. Quando disputava a Travessia do Canal de Molokai, no Havaí, foi atacado por um tubarão .

Um quarto brasileiro também está na briga por um título. Porém, não é um atleta, mas um evento. A travessia Leme ao Pontal, feita no Rio de Janeiro, concorre na categoria Evento do Ano.

Foi por ter feito parte desse trajeto que Guilherme, de 43 anos, foi indicado para a premiação. Em dezembro passado, ele nadou em mar aberto o percurso de 16 km do Leme à Barra da Tijuca, em 6h40.  Atleta PcD (pessoa com deficiência), Guilherme não tem um dos braços e sofre de semiparalisia em uma das pernas.

Dez atletas e eventos disputam cada categoria do WOWSA Awards. Neste momento, a competição está na fase do voto popular. A votação pode ser feita até o dia 31 de janeiro. Um juri especializado também votará. O resultado será divulgado em 3 de fevereiro.

Para votar, clique aqui

COMPARTILHE