Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Pandemia pode ter atrasado pelo menos 600 diagnósticos de câncer de mama em Niterói

Por Amanda Ares

COMPARTILHE

Pesquisa aponta que entre agosto de 2020 e 2021, 91% das niteroienses com indicação médica deixaram de realizar mamografia
Campanha Outubro Rosa Sempre tenta conscientizar sobre a importância de manter os exames em dia durante todo o ano. Foto- Divulgação CHN
Campanha Outubro Rosa Sempre tenta conscientizar sobre a importância de manter os exames em dia durante todo o ano. Foto: Divulgação CHN

Um levantamento feito pela Dasa, rede de saúde integrada nacional, revelou que a pandemia causou um atraso significativo na realização de mamografias de mulheres de Niterói e São Gonçalo. Segundo a pesquisa de Data Analytics, 40 mil mulheres com idade e indicação clínica deixaram de fazer o exame no último ano. Só em Niterói, a estimativa é de que 600 mulheres podem ter sido afetadas, sob o risco de ter a vida abreviada por diagnóstico tardio de câncer de mama.

O exame é importante para a detecção precoce da doença, que amplia as chances de cura. A análise da Dasa estima que 91% das niteroienses e 99,1% das gonçalenses podem estar com o acompanhamento atrasado. Ou seja, os dados apontam que mais de 600 casos suspeitos de câncer de mama deixaram de ser rastreados dentro da rede na cidade entre agosto de 2020 e agosto de 2021.

Segundo Victor Machado, oncologista do Complexo Hospitalar de Niterói, o diagnóstico precoce pode melhorar o prognóstico da doença e a efetividade do tratamento e diminuir riscos:

– As consequências do atraso no diagnóstico representam um dano em potencial para a saúde feminina, já que os tumores de mama podem progredir de estágio com o passar do tempo. Por isso, fazer o exame para a detecção precoce da doença é essencial e aumenta as chances de cura, que podem chegar a 90% – afirma o oncologista.

No feriado de 12 de outubro o Complexo Hospitalar de Niterói (CHN), que faz parte da Dasa, realizou um flash mob na Praia de Icaraí como parte da campanha #OutubroRosaSempre. Segundo a assessoria do CHN, o objetivo foi “conscientizar a população, especialmente as mulheres, sobre a importância do diagnóstico precoce no enfrentamento do câncer de mama, que é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto no Norte, onde o câncer do colo do útero registra a maior taxa de incidência, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).”

Performance em Icaraí fez parte da campanha de conscientização contra o câncer de mama. Foto: Divulgação CHN

A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói informou que a realização dos exames preventivo ginecológico, ultrassonografia e mamografia está sendo intensificada neste mês de outubro. A Prefeitura não comentou sobre o percentual de atraso nos exames ao longo da pandemia, e disse que os serviços de mamografia foram mantidos dentro do que os critérios de segurança permitiam, e que no momento, não há fila de espera pelo exame nas unidades de saúde.

Como fazer o exame pela rede pública

Para realizar os exames pela rede pública de Saúde, as mulheres devem ter cadastro no posto local, designado de acordo com a região onde a pessoa reside. A paciente precisa passar pela atenção básica (clínico geral), que fará o encaminhamento para um especialista ou solicitará o exame necessário. É importante que os usuários mantenham o cadastro em dia e a regularidade de consultas no posto de saúde para ter acesso aos serviços.

COMPARTILHE