Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Palitus, de Jurujuba, é o vencedor de Niterói do Comida di Buteco 2024

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Em segundo ficou o Pli on Board (Itaipu) e, em terceiro, Alhos e Bugalhos (Fonseca). Palitus vai disputar título de melhor bar do Brasil
Palistus premiação buteco 24
Érique, com seu inseparável boné, e equipe do Palitus, na cerimônia de premiação. Fotos: Sônia Apolinário

O Palitus, de Jurujuba, foi o vencedor de Niterói do Comida di Buteco 2024. Pela primeira vez, o concurso teve premiação exclusiva entre estabelecimentos da cidade. O evento, no Rio de Janeiro, dividiu seus participantes entre três circuitos: Capital, Niterói e Baixada. Em segundo lugar ficou Pli on Board, de Itaipu, seguido por Alhos e Bugalhos, do Fonseca, na terceira colocação.

O vencedor da Capital foi o bar Peixaria Divina Providência, do Irajá. Já o campeão da Baixada foi o Nosso Canto, de São João de Meriti.

O resultado do concurso foi divulgado na quarta-feira (22), em cerimônia realizada no Rio Scenarium, no Centro do Rio. Agora, os vencedores dos três circuitos do Rio de Janeiro estão na disputa pelo título de melhor boteco do Brasil. O resultado será divulgado em 2 de julho.

Este ano, 1.100 estabelecimentos de 12 estados participaram do concurso. Ao todo, a competição aconteceu em 40 municípios. Niterói teve 22 concorrentes.

Um dos horários mais concorridos do Palitus é próximo do pôr do sol.

O campeão de Niterói participa do Comida di Buteco há dois anos. O bar é um negócio familiar, inaugurado em 2015, a partir da casa onde moravam – na verdade, ainda moram. O bar fica no alto, logo no início de uma comunidade. Quem passa pelo sinuoso trecho da Avenida Carlos Ermelindo Marins dificilmente vai reparar na placa indicativa do bar. Porém, para chegar lá não tem erro: a entrada fica em frente à sede do Projeto Grael, com direito a ponto de ônibus.

Por conta da sua localização, uma das atrações do Palitus – além dos petiscos, é claro – é a vista para a Baía de Guanabara. Não por acaso, um dos horários mais disputados do lugar é próximo do pôr do sol. Outra atração é o atendimento. Um dos donos, o jovem Érique da Silva Oliveira, está sempre na linha de frente e, por mais lotado que o local esteja, ele chega junto com gentileza e seu sorriso tímido. É fácil reconhecê-lo porque ele estará impreterivelmente usando um boné com a aba virada para trás.

Para o concurso deste ano, o Palitus preparou o petisco Cestinhas de Frutos do Mar – 4 cestinhas comestíveis feitas com massa filo e recheadas com um mix de frutos do mar. Endereço: Avenida Carlos Ermelindo Marins, 501, Jurujuba. Telefone:(21) 96822-6618

O petisco do vice-campeão Pli on Board foi  Sinal do Mar – Anéis de cebola recheados com frutos do mar, empanados e acompanhados com 3 tipos molho: goiaba com pimenta, mostarda e mel, maionese e coentro. Endereço: Rua Praia de Itaipu, 21 – B, Itaipu. Telefone: (21) 3492-4382

Já o Alhos e Bugalhos criou o Jilomenal – Barca de jiló branqueado e empanado, recheado com costela desfiada e cream cheese, coberto com muçarela gratinada. Endereço: Rua Desembargador Lima Castro, 66, Fonseca. Telefone: (21) 97237.7372

Todos ainda podem ser devidamente experimentados porque os três bares estão participando da campanha solidária “Agora é pelo Sul” com parte das vendas revertidas para os desabrigados pelas chuvas do Rio Grande do Sul. No caso do Palitus, o bar manteve no cardápio o petisco com o qual concorreu no Comida di Buteco do ano passado.

 

 

 

COMPARTILHE