Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Ouro em Tóquio, Martine e Kahena desfilam em carro aberto em Niterói nesta sexta

COMPARTILHE

Desfile aberto ao público começa às 15h e irá passar por toda a orla, do Centro até o Rio Yacht Club, em São Francisco
Foto- Reprodução: Instagram
Foto: Reprodução/ Instagram

As bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze chegam nesta sexta-feira (6) a Niterói, após a conquista de ouro na Vela, na classe 49er FX, nas Olimpíadas de Tóquio. A dupla irá desfilar em um caminhão aberto do Corpo de Bombeiros ao lado de outros atletas niteroienses que competiram nos Jogos Olímpicos de Tóquio. O desfile está previsto para começar a partir das 15h. A carreata irá passar pelas avenidas Jansen de Melo, Amaral Peixoto, Praça Arariboia, no Centro, e seguirá por toda a orla, no sentido Zona Sul, até o Rio Yacht Club, em São Francisco.

A previsão é que a partir das 16h, Martine Grael, Kahena Kunze e os demais atletas niteroienses que participaram dos jogos Olímpicos de Tóquio sejam recebidos pelo prefeito de Niterói, Axel Grael. Procurada pelo A Seguir: Niterói, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) informa que vai realizar a condução honrosa das medalhistas da Praça do Pedágio até São Francisco. O início do percurso está previsto para às 14h.

O bicampeonato em Tóquio foi conquistado na madrugada da última terça-feira (2), depois de um adiamento por falta de vento na baía de Enoshima. A dupla ficou em terceiro na medal race (regata das medalhas), alcançando o primeiro lugar na classificação geral, com apenas 76 pontos perdidos, sete a menos que a dupla alemã, que levou a medalha de prata.

Martine e Kahena já haviam conquistado o primeiro ouro na Rio 2016. Também têm duas pratas nos Mundiais de 2017 e 2019 e conquistaram um quarto lugar em 2018. A dupla venceu, inclusive, o evento teste de Tóquio, em 2020. Com essa conquista, Martine iguala o pai Torben, Grael, com 2º ouro e marca a história da vela com o primeiro bicampeonato seguido.

Relembre a trajetória da dupla em Tóquio

O primeiro dia de regatas de Martine Grael e Kahena Kunze foi de ótimo desempenho. Apesar da dupla ter terminando em 15º na primeira disputa, conseguiu recuperar nas duas seguintes, encerrando o dia na 3ª colocação geral. Já no segundo dia de regatas, elas terminaram na 5ª colocação no geral, após três provas.

O penúltimo dia de corridas antes da disputa de medalha de vela foi de fortes emoções. A dupla brilhou na primeira regata do dia da classe 49er FX, liderando desde o início, e marcou a sua segunda vitória em Tóquio. As duas outras regatas do dia, porém, foram mais duras. Martine e Kahena largaram mal em ambas. Na segunda, conseguiram se recuperar e fechar em sexto lugar. Na terceira regata ficaram em 11º.

A dupla competiu as três últimas regatas da modalidade 49er FX de vela e conseguiu se classificar para a final. Mesmo com o mau tempo, a dupla detentora do título mostrou a que veio e avançou para a medal race com a mesma pontuação da dupla primeira colocada, mas em segundo na classificação geral nos critérios de desempate.

Nas 10ª e 11ª regatas, Grael e Kunze se mantiveram em segunda posição, acumulando respectivamente 58 e 60 pontos. A dupla finalizou o dia, após a 12ª regata com 70 pontos perdidos.

COMPARTILHE