Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Orquestra da Grota se apresenta em Ouro Preto no Dia de Tiradentes

Por Livia Figueiredo
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

O espetáculo é o resultado de um trabalho de quase 30 anos do trabalho de inclusão social através da música realizado pelo Espaço Cultural da Grota
Orquestra da Grota na Sala Nelson Pereira dos Santos - Foto Daniella Anatalicio
Orquestra da Grota em uma apresentação na Sala Nelson Pereira dos Santos. Foto: Divulgação

De Niterói para Ouro Preto. A Orquestra da Grota se apresenta pela primeira vez na histórica cidade mineira neste domingo, 21 de abril, feriado de Tiradentes.

O espetáculo, no Teatro Municipal Casa da Ópera, mostra o resultado de quase 30 anos do trabalho de inclusão social pela música realizado pelo Espaço Cultural da Grota, que começou em Niterói e se expandiu para outras cidades fluminenses. A entrada é franca.

Leia mais: MV Bill, Elisa Lucinda e Luiz Antonio Simas participam de evento gratuito em Niterói

Com regência do maestro e violinista alemão Michael Rein, a Orquestra da Grota apresenta um concerto com obras de Carl Nielsen (Pequena Suite op. 1), Robert Fuchs (Serenade n. 3 op. 21) e Joseph Haydn (Concerto para violino e orquestra de cordas ob Vll a Nr).

Michael Rein está à frente da Orquestra da Grota como maestro e solista. É natural de Aachen, na Alemanha e já atuou como regente em orquestras como a Filarmônica de Stuttgart.

Atualmente é violinista da Netherlands Symphony Orquestra, em Enschede, na Holanda. Também costuma se apresentar junto a diversos conjuntos de câmara da Europa, como o holandês Valerius Ensemble e o alemão Emsland Ensemble.

– Para mim, é um grande prazer e uma enorme responsabilidade compartilhar com os músicos do Espaço Cultural da Grota a experiência de nos apresentarmos num espaço tão importante como a Casa da Ópera, e numa data bastante representativa para Ouro Preto, Minas Gerais e o Brasil – afirma Michael Rein.

Já a professora e coordenadora do Espaço Cultural da Grota, Lenora Mendes, afirma que é uma grande honra tocar na Casa da Ópera, um lugar de enorme importância para a cultura brasileira.

– Vamos tocar numa cidade que respira arte e história por todos os lados. Somos gratos pela oportunidade e esperamos corresponder às expectativas – afirma.

Orquestra da Grota

A Orquestra da Grota é composta por 23 músicos profissionais, todos formados pelo Espaço Cultural da Grota, projeto social sem fins lucrativos, que promove a inclusão de crianças e jovens por meio do ensino da música há 29 anos em 11 polos distribuídos pelas cidades de Niterói, Itaboraí, São Gonçalo e Nova Friburgo, atendendo gratuitamente a cerca de mil alunos por ano.

Casa da Ópera

A Casa da Ópera é o teatro mais antigo em operação na América Latina. Foi construído em 1969 e inaugurado em 1770, no aniversário do Rei Dom José I, com a apresentação de uma opereta escrita pelo poeta Cláudio Manoel da Costa.

Após meses de reforma e restauração, local foi reaberto no fim de 2023. Com fachada singular, possui paredes espessas de pedra, e seus três pisos internos abrigam plateia, camarotes, frisas e galerias, totalizando 300 lugares.

Serviço:

Orquestra da Grota e Michael Rein

Dia: Domingo, 21 de Abril
Hora: 19h
Local: Casa da Ópera – Teatro Municipal de Ouro Preto (Rua Brigadeiro Musqueira, 104 – Centro – Ouro Preto)
Regente: Michael Rein

Programa:

Les Indies Galantes do Grand Calumet de Paix (Jean Philippe Rameau)
Little Suite op. 1 (Carl Nielsen)
Violin Concerto C major (Joseph Haydn) – Solista: Michael Rein
Serenade Nr. 3 op. 21 (Robert Fuchs)

Entrada franca

COMPARTILHE