Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Orquestra da Grota realiza oficina gratuita de musicalização

Por Livia Figueiredo
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

O curso é voltado para professores e alunos, tanto da rede municipal, quanto particular de ensino de Niterói
WhatsApp Image 2022-07-13 at 19.16.32
Curso será realizado a partir do dia 20 de julho; Inscrições já estão abertas. Foto: Divulgação

O Espaço Cultural da Grota realizará uma oficina gratuita de musicalização com a professora Andriana Von Glehn, voltada para alunos e professores da rede municipal e também particular. O evento será realizado na sede do próprio espaço de 20 a 24 de julho, das 9h às 12h, e está aberto ao público para as inscrições pelo link. O A Seguir conversou com uma das idealizadoras do curso e esposa do fundador da Orquestra da Grota, Leonora Mendes.

Leia mais: Festival de Minas, lançamento de livro e peças são os destaques de Niterói no fim de semana

Ela explica que a oficina será dividida em duas partes: na parte da manhã, será realizado um curso de musicalização para professores de música (professores de música da Grota e de outros projetos, como a Escola de Música da Rocinha). Já na parte da tarde, a proposta é uma prática de flauta doce, dedicada aos alunos em nível avançado deste instrumento.

Outra proposta do curso é ceder o espaço da Grota para que o conhecimento chegue a mais pessoas, como é o caso de alunos da UFRJ. Leonora explica que esses estudantes que não possuem condições financeiras também poderão participar da oficina. Além disso, alguns instrumentos foram restaurados, como é o caso das flautas de madeira.

– É uma oportunidade bacana porque essa professora que está vindo lecionar trabalha na Alemanha há 30 anos com oficina de musicalização para crianças. Ela vai trazer uma experiência de vida dela, toda a sua metodologia, que vai ser muito importante para a gente multiplicar isso na Grota e em outros projetos também. Muitos professores nossos são da rede municipal, da rede particular. Tudo isso vai contribuir para que esse aprendizado chegue a outras crianças, de outras escolas – destacou.

A Orquestra da Grota tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento pessoal de quem se encontra em situação de vulnerabilidade, através da identificação e potencialização de talentos e vocações, construção de capacidades artísticas, ampliação da diversidade cultural, formação para prática cidadã, garantia dos direitos essenciais, profissionalização e inserção no mercado de trabalho.

Uma parte dos integrantes da Orquestra da Grota

 

Sobre a professora:

Adriana von Glehn nasceu no Rio de Janeiro, em 1967. Ainda criança, mudou-se para São Paulo com a família, onde frequentou a Escola Municipal de Música de São Paulo, estudando flauta doce com Sophia Helena de Oliveira, além de flauta transversal.

No final da década de 1980, ingressou na Universidade de São Paulo, onde estudou Letras com licenciatura em Língua Portuguesa e Alemão. Em 1992, mudou-se para a Alemanha e iniciou o curso profissionalizante na escola de música em Dinkelsbühl, com qualificação pedagógica em flauta doce, regência de coral e musicalização infantil.

Depois, graduou-se em flauta-doce e educação musical na Folkwang University of Applied Sciences Essen – Duisburg, e em seguida especializou-se em música antiga e flauta-doce, com o exame de proficiência na Musikhochschule Köln – Wuppertal.

Desde 1999, é professora de música na Escola Municipal de Música de Bochum, com diversas atribuições: flauta doce, musicalização infantil, Musikwichtel (pais e filhos), JeKi (cada criança com um instrumento), regência de conjuntos de flautas, orquestras e corais infantis.

Serviço:

Oficina de musicalização gratuita

Datas: 20/07 a 24/07

Horário: 9h às 12h

Local: Espaço Cultural da Grota

Endereço: Rua Oto Bastos, 23, São Francisco.

COMPARTILHE