Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Opções de café da manhã para deixar saboroso o primeiro final de semana do ano em Niterói

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Empórios nos mais diversos estilos, pão de fermentação natural, bolos, waffles e combinações inusitadas constam na lista
le dépanneur
Um dos combos do café da manhã do Le Dépanneur. Foto: Reprodução/ Internet

O primeiro final de semana do novo ano tem previsão de chuva e temperatura amena. Para deixá-lo saboroso, A Seguir fez uma relação de alguns dos principais cafés da manhã  ou brunches da cidade. Norteou essa lista oferecer opções de locais que têm combos já prontos ou que podem ser montados, nos mais diversos sabores e formatos.

Bom apetite!

  • Coffetown Icaraí
O Coffetown é conhecido pelos seus bolos e tortas, como a tradicional red velvet. Foto: Reprodução/Internet

No Coffetown é possível fazer combinações para um brunch robusto. A casa é conhecida pela sua variedade de bolos, mas também há opções no cardápio de salgados. Torrada petrópolis, baguette com creme cheese, mistos também podem ser pedidos. O waffle da casa é carro-chefe – junto dos bolos – e conhecido pela sua maciez e leveza. Nele, podem ser acrescentados manteiga, geleia e mel.

Para quem quer ousar mais, vale pedir o red velvet, um dos bolos mais requisitados da casa. O carrot cake chama a atenção pela sua composição: bolo integral de cenoura com nozes, passas e canela. A  cobertura é de frosting de creamcheese. Tem também o bolo de chocolate amargo com café, recheado e coberto de ganache de chocolate. Se quiser algo com menos chocolate, vale pedir o bolo de cenoura com ganache de chocolate. Bolo com amêndoas e castanhas moídas, fubá com goiabada, limão siciliano, para destacar alguns.

De bebida, mocaccino (chocolate cremoso, espresso, leite vaporizado e crema do leite), capuccino italiano (espresso com leite vaporizado e crema de leite) e até opções mais autênticas como o irish coffee (espresso, com Whisky, açúcar mascavo e chantilly).

O American Coffee possui três unidades em Niterói:

Rua Ator Paulo Gustavo, 217, Icaraí

Horário de funcionamento:

Seg a sábado: 9h30 – 19h

 Rua Ator Paulo Gustavo, 26, Icaraí

Seg a sábado: 9h30 – 19h

Rua Quinze de Novembro, 8 – Centro

Terça a sábado: 10h – 22h

Domingo: 13h – 21h

  • Crosta
A diversidade de pães de fermentação natural é uma grande aposta da Crosta. Foto: Arquivo

Especializada em cafés especiais e pães artesanais, a Crosta fez tanto sucesso em Niterói que além da loja na Rua Domingues de Sá, abriu uma nova unidade no esquema take away em Icaraí, na Rua Paulo Gustavo. Nesse caso, o brunch pode ser feito em dois esquemas: na própria loja ou para comprar e comer em casa. A variedade de pães nos mais diversos formatos impressiona. A casa também conta com uma seleção de cafés especiais com grãos selecionados. Prensa francesa, filtrado, expresso, cafés gelados são algumas das opções.

Vale conferir os pães de fermentação natural, sem aditivos químicos, que são os carros-chefes da casa. Entre as mais variadas opções estão: focaccias, baguetes, pain au levain, torrada petrópolis, pão da casa com queijo canastra, cúrcuma e grãos, pão de cacau, ciabatta, croissant (tradicional ou recheado nas versões salgada e doce) e fougasse azeitona. Dos doces, os destaques são: pain au chocolat, cinnamon roll, cheesecake, pastel de nata. Bolos e tarteletes também fazem parte do cardápio.

A Crosta fica em Icaraí, na Rua Domingues de Sá, 324.

Horário de funcionamento:

Terça a sáb: 9h – 19h30

Domingo: 9h – 14h

  • Empório Khave
O Empório Khave é conhecido pelas suas delícias caseiras. Foto: Divulgação

Localizado em Icaraí, o Empório Khave é conhecido pela variedade do cardápio. Para o café da manhã, a casa serve um combo que inclui porção de pão de queijo, pão francês, com ovo mexido, fatias de queijo e presunto, cream cheese e geleia, 1 cappuccino, 1 café comum ou com leite e dois sucos de laranja. Também é servida uma fatia de bolo.

Fora do combo, há diversas opções, como a torrada petrópolis, o sanduíche khave (baguete, rosbife da casa, molho de mostarda, tomate confit, requeijão e rúcula), sanduíche de salmão defumado, bruschetta de brie, com geleia de damasco, finalizado com redução de balsâmico. Além de cafés nos mais diversos formatos, como expresso, café refresh (servido com gelo e suco de laranja), affogato, café servido no copo de cookie, cappuccino gelado, nos sabores chocolate, nutella ou churros.

O Empório Khave fica na Rua General Pereira da Silva, 70, em Icaraí.

Horário de funcionamento:

Terça a sáb: 8h – 20h

Domingo: 8h – 17h

  • Cheirin Bão
Delícias de Minas: pão de queijo e pão de queijo recheado com linguiça. Foto: Reprodução/ Instagram

O empório mineiro Cheirin Bão é conhecido pela seu cardápio autêntico. Além do banowaffle, há alguns pratos diferentes como o sanduíche de pão de queijo, hot dog mineiro, mineirin de 3 queijos (escondidinho com chips, de provolone, requeijão e mussarela).

O pão de queijo recheado é outra atração à parte (com peito de peru e queijo minas). O waffle de pão de queijo é servido com queijo e melaço. Há também o pão de queijo com linguiça (acompanhado de mel ou barbecue de goiaba) e banowaffle (waffle, doce de leite CB, banana, chantily e canela). No empório, também é possível encontrar quiches de alho poró e espinafre. Dos doces, chama a atenção o croissant amanteigado com kit kat e os churros.

O café pode ser expresso ou servido na prensa francesa. Se a ideia for tomar um chocolate quente, vale investir no chocolate cremoso com marshmallow maçaricado. O affogato (aquele que vem com bola de sorvete no interior do café) também serve bem.

A Cheirin Bão possui sete unidades em Niterói:

– Rua Presidente Backer, 155 – Icaraí
Horário de funcionamento:
Seg a sexta: 8h -20h
Sábado: 9h30 – 18h30
– Rua Ator Paulo Gustavo, 383 – Icaraí
Seg a sexta: 6h – 20h
Sábado: 7h – 19h
Domingo: 8h – 19h
Rua Santa Rosa, 38 – Santa Rosa
Terça a sáb: 8h – 20h
Domingo: 8h – 14h
Rua Quinze de Novembro – Plaza Shopping
Terça a sábado: 10h – 22h
Domingo: 13h – 21h
Rua Praça Arariboia, 8 – Barcas Niterói
Seg a sexta: 6h – 20h
Sábado: 7h – 19h
Domingo: 8h – 19h
Avenida Rui Barbosa, 153 – São Francisco
Seg a sexta: 8h – 19h
Sábado: 9h – 18h
  • Le Dépanneur
Empório investe na variedade de croissants, folheados e pães nos mais diversos formatos. Foto: Reprodução/Internet

Entre as diversas opções no cardápio, o Le Dépanneur também possui uma seção totalmente dedicado ao brunch. Eles variam dos combinados simples aos mais completos. O rapidão é formado por baguette com manteiga na chapa, acompanha geleia e mel. Já o simples é feito com baguette que acompanha duas fatias de queijo prato, 2 fatias de presunto, manteiga, mel ou geleia, 1 mufin do dia e um suco de laranja.

O combo light inclui: 1 pão integral, acompanha duas fatias de queijo minas, 2 fatias de peito de peru, 1/2 mamão papaya e requeijão light, além de 1 suco de laranja.

O Le Dépanneur é servido com 1 mini baguette, 1 ciabatta, 2 brioches, 2 fatias de presunto ou peito de peru, 2 fatias de queijo bola ou queijo minas, 1 iogurte com granola, 1 muffin do dia, 1/2 mamão papaia, 1 suco de laranja, manteiga, requeijão, mel e geleia. A salada de frutas e os ovos mexidos podem ser acrescentados como extras. As bebidas para acompanhar incluem café expresso, descafeinado, café com leite, chocolate quente e cappuccino.

Assim como em outros lugares, também é possível fazer combinações ou pedir separado. Os croissants podem ser encontrados nas versões salgada (queijo minas, presunto e queijo, peru com catupiry) e doce  (chocolate, chocolate branco, banana com nutella, goiabada e queijo minas, banana com nutella)

Os pães são variados: pão rústico, multigrãos, australiano, integral, pão de azeite com alecrim, ciabata, ciabata recheada, focaccia, italianinho, etc. E as roscas, claro. A salgada é de calabresa com azeitona e a doce de coco com leite condensado.

O Le Dépanneur fica no Plaza Shopping, na Rua Quinze de Novembro, 8, no Centro de Niterói.

Horário de funcionamento:

Terça a sábado: 10h – 22h

Domingo: 11h – 21h

  • Grão Raro
Focaccia de alho poró e suco de laranja. Foto: Reprodução/ Instagram

Após abrir nova unidade em Niterói, na Rua Otávio Carneiro, bem próxima à Praia de Icaraí, a Grão Raro se expande na cidade. Além da unidade na Rua Ator Paulo Gustavo 251, a cafeteria, conhecida pelos produtos com uma torra diferente e grãos selecionados, também é famosa pelos salgados e doces que acompanham o café. No café da manhã, que estende o almoço, nada melhor que um lanche reforçado.

Por lá, a omelete com queijo de minas frescal com peito de peru chama a atenção. Para complementar, a tradicional panini é sucesso da casa: pão de queijo recheado com queijo minas curado, orégano, rúcula e tomate cereja. Tem também o misto quente feito na torrada petrópolis, pão na chapa com manteiga, pastel integral de peito de peru com ricota, quiche e waffles, na versão com mel, geleia e manteiga. O bolo xadrez tradicional da casa é carro chefe. Ele também pode ser servido em porção individual. A quirche Lorraine também é famosa (alho poró, queijo, presunto e cebola).

Quem deseja apostar em algo mais robusto, que dê mais “sustância”, vale conferir a seleção de sanduíches: italian burguer (pão de hambúrguer artesanal 120g, queijo gorgonzola, mix de folhas, cebola caramelizada, acompanhado de batata rústica); presunto cru (presunto cru, mascarpone, figo seco e rúcula) e rosbife.

A Grão Raro possui duas unidades em Niterói:

Rua Ator Paulo Gustavo, 251, Icaraí
Horário de funcionamento:
Terça a sábado: 8h – 20h
Domingo: 9h – 17h
Rua Otávio Carneiro, 8, Icaraí
Terça a sábado: 9h – 20h
Domingo – 9h – 17h

COMPARTILHE