Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

OMS decreta fim da pandemia da Covid; doença matou 3 mil em Niterói

Por Livia Figueiredo
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Em Niterói, desde o início da pandemia, foram 3.070 óbitos e 91.243 casos confirmados da doença
Ocupação hospitalar voltou a cair em Niterói. Foto- Divulgação:HC Alameda
Covid deixa de ser classificada como emergência global. Foto: Arquivo

O fim de uma era devastadora. A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta sexta-feira (5) que a Covid-19 não se classifica mais na condição de emergência global, marcando um fim simbólico para a pandemia que matou, oficialmente, pelo menos 7 milhões de pessoas desde o primeiro caso registrado, na China, no final de 2019. Em Niterói, desde o início da pandemia, foram 3.070 óbitos e 91.243 casos confirmados da doença até o momento.

Antes da vacina, número de pacientes internados crescia a cada semana. Foto: Arquivo

Em novembro de 2020, a cidade chegou a ter 79% de ocupação dos leitos privados em decorrência da Covid. No caso das UTIs, foram 60% do total disponível. Em janeiro de 2021 teve outro grande pico de contaminação com a variante ômicron e as medidas mais flexíveis. Este gerou uma explosão de casos confirmados, mas, com a vacina, o número de internações não foi significativo. O Hospital Oceânico foi preparado para o atendimento das vítimas de Covid devido à alta demanda. Chegou a ganhar, posteriormente, um setor destinado a tratamento de pacientes com eventuais sequelas da Covid-19, a chamada Covid longa.

Paciente após receber alta depois de se recuperar da Covid. Foto: Arquivo

– É com grande esperança que declaro que a Covid-19 superou [a fase de] uma emergência de saúde global –  disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em Genebra.

E completa: – Isso não significa que a Covid-19 acabou como uma ameaça sanitária – disse, acrescentando que não hesitaria em reunir especialistas para reavaliar a situação caso a doença coloque o mundo em risco.

Funcionários da agência de saúde da ONU ressaltaram na sexta-feira que, embora a fase de emergência tenha terminado, a pandemia ainda não chegou ao fim — observando picos recentes de casos no Sudeste da Ásia e no Oriente Médio. E assinalaram que milhares de pessoas ainda estão morrendo todas as semanas.

Em sua declaração, Tedros disse que a pandemia está em tendência de queda há mais de um ano, reconhecendo que a maioria dos países já voltou à rotina anterior à da Covid-19.

De acordo com o diretor-geral da OMS, a pandemia está em tendência de queda há mais de um ano, o que levou a maioria dos países a retomar a rotina anterior à da Covid-19. Ele lamentou os danos que a Covid causou à comunidade global, dizendo que o vírus destruiu negócios, exacerbou divisões políticas e mergulhou milhões na pobreza. E observou, ainda, que o número de mortes pode ter chegado a pelo menos 20 milhões — muito acima dos 7 milhões relatados oficialmente.

COMPARTILHE