Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Olha o passarinho! Niterói tem guia para observação de aves do Campo de São Bento

Por redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

O guia mostra 48 espécies de aves urbanas que ocorrem no local, ilustrado com fotos do autor e de outros fotógrafos.
WhatsApp Image 2024-06-07 at 17.16.35 (2)
As aves foram fotografadas no Campo de São Bento. Foto: divulgação

O morador de Niterói que percorre o Campo de São Bento terá uma guia para percorrer o parque, além das atrações conecidas, como o lago, os brinquedos e a feira de artesanato. Foi lançado neste sábado o o Guia de Observação de Aves. Objetivo é aproximar os visitantes da fauna do parque, principal reduto verde da Zona Sul de Niterói.

O livro foi desenvolvido pelo biólogo e diretor do Clube de Observadores de Aves do Rio de Janeiro, Alessandro Allegretti, com colaboração da Secretaria de Meio Ambiente e apoio da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser).

– Minha expectativa é que vários visitantes do Campo de São Bento passem a conhecer as aves que existem nele. Espero que o guia ajude as pessoas a observar e, ao observar, a admirar e ajudar na conservação das aves. Comecei a observar aves no Campo de São Bento em 2015 e em 2019 tive a ideia de fazer o guia para deixar algo de bom para a cidade de Niterói, que admiro e amo. O guia foi pensado para ser prático, com fotos grandes e informações detalhadas para facilitar a identificação das aves -, afirma Alessandro Alegretti.

O Guia de Observação de Aves do Campo de São Bento é uma obra que mostra 48 espécies de aves urbanas que ocorrem no local, ilustrada com fotos do autor e de outros fotógrafos. Apresenta informações sobre a área e como observar as aves que existem nela. Cada página com a espécie de ave mostrada tem o nome popular, científico, em inglês, em espanhol, as características (morfologia e hábitos) e o local do parque onde pode ser observada.

Ao final, há indicações bibliográficas e links sobre aves para quem desejar se aprofundar no assunto. O livro tem um tamanho que permite levá-lo a campo e pretende auxiliar os visitantes do parque, de várias idades e nacionalidades, a identificar as aves observadas.

COMPARTILHE