COMPARTILHE
Voltada para pessoas com deficiência intelectual, síndrome de down ou autismo, uma oficina gratuita de artes cênicas está com inscrições abertas. As aulas serão realizadas no Teatro Popular Oscar Niemeyer, no Centro, e terão dez meses de duração. A atividade faz parte de uma programação gratuita, em Niterói, que marca o Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março.
Leia mais: Roberto Carlos fará show em Niterói dia 26 de abril
A oficina será ministrada pelo Instituto Teatro Novo, uma ONG com sede em Pendotiba que realiza ações socioculturais voltadas para pessoas com deficiência, em especial, deficiência intelectual (autistas e Síndrome de Down). Os projetos são voltados para inclusão, cidadania, empoderamento, empreendorismo, anticapacitismo e bem-estar das pessoas com deficiência.
Aula de automaquiagem e dança; oficina de graffitti, passeio e uma exposição fotográfica também fazem parte da programação alusiva à data:
Confira:
Quinta-feira, dia 21
Aula de Automaquiagem
Faixa Etária: A partir de 15 anos
Horário: 9h às 12h
Vagas: 15
Local: NU.RO Premium Coiffeur – Jardim Icaraí
Rua Lopes Trovão, 24 – Jardim Icaraí
Oficina de graffitti
Faixa Etária: A partir de 15 anos
Horário: 14h às 17h
Vagas: 10
Local: São Domingos
Ministrada por Aila Ailita, uma das pioneiras do graffiti feminino do estado do Rio de Janeiro. Entre exposições, mutirões de graffiti, projetos culturais, tornou-se professora de graffiti. Trabalhou na Fundação Municipal de Educação de Niterói durante 11 anos, com graffitis nas fachadas e espaços de convivência nas unidades municipais de educação
infantil com graffitis de cunho inclusivo e de e de valorização dos territórios das mesmas. Militante da cultura Hip-Hop, foi conselheira suplente da Câmara Setorial de Artes e Culturas Urbanas de Niterói e é membro do Fórum de Culturas Urbanas de Niterói. Faz parte da assistência artística do projeto “Cores do Brasil” da prefeitura do Rio, projeto que constrói a maior galeria de arte urbana da América Latina.
Exposição de fotografia “Fotografia para todos”
Horário: 18h
Local: Câmara Municipal de Niterói – Av. Ernani do Amaral Peixoto, 625, no Centro
Os registros fotográficos que compõem essa exposição são do coletivo Fotografia para Todos, da turma composta por pessoas T21, que através de sua essência, criatividade e com prática a promoção da documentação e registro adquirida através da oficina conseguiu potencializar a capacidade de cada um. Além dos registros e ampliação de acesso aos saberes do segmento das Artes Visuais dentro da fotografia desenvolvidos pela Ponto de Cultura Fotografia para Todos da Sociedade Fluminense de Fotografia, o projeto vem promovendo a autoestima, protagonismo, o sentimento de pertencimento e cidadania de seus alunos, já que fortalece a participação na vivência social.
Sábado, dia 23
Aulão de Charme
Faixa Etária: A partir de 15 anos
Horário: 10h às 12h
Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno – Campo de São Bento
Esta atividade é em parceria com a Família Black Star que é um movimento de inclusão social, cujo objetivo é disseminar a cultura e a arte através da dança, feito para abrigar todas as pessoas, independente de etnias, gênero, idades e raça. O objetivo é mostrar que a dança é para todos.
Domingo, dia 24
Trilha Caminho de Darwin
Faixa Etária: A partir de 15 anos
Horário: 8h às 12h
Local: Começa no Engenho do Mato, em Niterói, e termina no bairro Itaocaia Valley, no município de Maricá.
Esta trilha faz parte do projeto Ecoarte no Caminho Darwin promove a valorização e o uso sustentável do patrimônio cultural imaterial do Circuito Turístico Caminhos de Darwin, que faz parte do Parque Estadual da Serra da Tiririca (Inea).
Já no Centro de Artes da UFF (Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí), acontece a programação alusiva à data produzida pelo Instituto Gingas e o projeto Din Down Down: Construindo Laços com a Família.
As atividades começam às 13h com recepção do público. Às 14h, será exibido o filme “Bizarros peixes das fossas abissais”, com sessão fechada para o evento. A animação brasileira dirigida pelo talentoso Marcelo Fabri Marão, conta a história de uma mulher com esdrúxulos superpoderes, uma tartaruga com transtorno obsessivo-compulsivo e uma nuvem com incontinência pluviométrica em uma jornada ao fundo do mar.
Às 15h30min está marcada uma roda de conversa onde serão debatidos temas como cidadania e direitos. No bate papo haverá espaços para trocas e escutas sobre temas da inclusão e acessibilidade, em um momento de aprendizado através dos relatos de experiências. O fundador do instituto e o presidente, Mestre Bujão e Breno Platais respectivamente, vão participar da mesa redonda, junto com a atriz Isabel Santana, conhecida como Bebel, que falará sobre a importância da mulher na sociedade, e os pais da pequena Pietra, influencer e moradora de Niterói; ambas portadoras da Síndrome de Down.
Já às 16h30min terá uma Roda de Capoeira de Integração com os alunos do projeto Din Down Down: Construindo Laços com a Família e presença das quatro turmas das escolas municipais de Niterói assistidas pelo projeto. Os alunos das escolas: Portugal Neves (Piratininga), Santos Dumont (Bairro de Fátima), Alberto Torres (Centro) e André Trouche (Barreto), vão se integrar com a turma da Apae Niterói em uma grande roda de capoeira, assim encerrando as atividades.
COMPARTILHE