COMPARTILHE
Os hospitais particulares de Niterói apresentaram uma leve oscilação positiva na ocupação de leitos destinados a pacientes Covid. De acordo com boletim divulgado nesta segunda-feira pelo Sindhleste, entidade que representa as unidades privadas, a semana começa com 30% das UTIs e 19% dos quartos ocupados.
Os últimos dados divulgados, referentes à última quinta-feira, mostravam ocupação de 28% da terapia intensiva e de 15% dos leitos clínicos. O crescimento, portanto, foi de apenas dois e quatro pontos percentuais, respectivamente, o que configura cenário de estabilidade.
Já os hospitais privados de São Gonçalo apresentam apenas 9% de ocupação de quartos, enquanto nas UTIs a taxa chega a 40%.
Mais de 10 mortos por dia
A curva chama a atenção no Painel da Covid, o mapa de acompanhamento da pandemia elaborado pela Secretaria Estadual de Saúde: foram registradas 73 mortes em Niterói na última semana epidemiológica, a SE 29 – mais do que o dobro das 29 da semana anterior, uma média de 10 mortes mortes por dia. Isso num momento em que os indicadores da doença melhoram em todo o pais, com queda de casos e falecimentos.
A Prefeitura de Niterói não explica os dados. É a única cidade do estado que não divulga os números diários da pandemia para que os moradores possam acompanhar o risco da doença. Desta forma, não é possível saber quantos destes casos se referem a mortes recentes e quantos correspondem a casos antigos que somente agora foram notificados, depois da confirmação da doença.
COMPARTILHE